A GAMIFICAÇÃO E O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A DISCIPLINA DE ZOOLOGIA III NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Autores

  • Rayla Beatriz da Silva Santos
  • Renato Abreu Lima

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciadas no período do Estágio supervisionado de docência, que foi realizado no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química na disciplina de Zoologia III. Com o objetivo de demonstrar de que forma a gamificação como ferramenta metodológica pode contribuir no processo de formação dos futuros docentes. A metodologia utilizada para tal relato é a descritiva, apresentamos por tanto, a descrição das atividades desenvolvidas que está dividida em: atividade de planejamento, observação, regência e avaliação. Acreditamos que a gamificação é uma ferramenta metodológica que pode ser utilizada nos mais diversos níveis e áreas do conhecimento, no entanto, para que essa ferramenta seja bem aproveitada precisa-se de uma formação adequada.

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Biografia do Autor

Rayla Beatriz da Silva Santos

Mestranda do Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Humanidades PPGECH da Universidade Federal do Amazonas. Possui graduação em Biologia/Química pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Atualmente é professora concursada - Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino.

Renato Abreu Lima

Formação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Lucas (UNISL), Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Humaitá-AM. Nos últimos cinco anos têm atuado nas áreas de Biodiversidade, Botânica, Ensino de Ciências e Plantas Medicinais. CRBio-6 sob nº 073096/AM-D.

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Publicado

2023-07-31

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