EDUCACIÓN INCLUSIVA EN MÉXICO Y DISCAPACIDAD INTELECTUAL: RETOS PARA LA FORMACIÓN DOCENTE

Autores

  • Soledad Garibay Hernández
  • José Luis Romero Hernández
  • Luis Martín Yépez Barrientos

Resumo

RESUMO: A pesquisa apresentada aborda os temas Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual e Formação Docente, desde a perspectiva dos Direitos no México. Este artigo concentra sua atenção em explorar: 1. Os principais antecedentes normativos da Educação Inclusiva em nível internacional com o objetivo de comparar tais padrões com o que foi ratificado pelo México. 2. Contextualizar o termo deficiência e enfatizar a atenção à condição angular da Deficiência Intelectual (Transtorno do Desenvolvimento Neurológico) no processo de Ensino-Aprendizagem. 3 para analisar os Processos de Inclusão Educacional adotados pela atual Legislação Mexicana, inclusive reunindo na mesma sala de aula alunos considerados regulares e alunos com alguma Barreira à Aprendizagem e à Participação, o que leva a questionar: se os professores realmente Diante de um grupo, eles são treinados para atender a esse mosaico de necessidades educacionais? A sua formação de professores responde às mudanças exigidas pela Educação Inclusiva? É necessário reformular os Planos de Estudos de Formação Inicial dos futuros professores do ensino básico, com disciplinas que lhes permitam responder e promover o que é ditado pelas Políticas Públicas de Inclusão Educativa.

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual, Formação de Professores, Enfoque de Direitos no México.

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Biografia do Autor

Soledad Garibay Hernández

Dra. en Educación, Mtra. en Victimología y Lic. En Psicología, egresada del Instituto Nacional de Ciencias Penales INACIPE, docente en el nivel de posgrado a partir del 2010, en diversas Instituciones de Educación Superior Privada, entre ellas el Colegio Holandés. Capacitadora en temas de Psicología Forense relacionados con grupos vulnerables, personas violentadas sexualmente y promoción de los Derechos Humanos.

José Luis Romero Hernández

Dr. en Pedagogía, Mtro. en Enseñanza Superior y Lic. En Pedagogía, docente de la Universidad Nacional Autónoma de México en la Facultad de Filosofía y Letras, así como de la Facultad de Estudios Superiores Aragón, es investigador de la Red Iberoamericana de Docentes y ha participado como ponente en foros nacionales y encuentros iberoamericanos.

Luis Martín Yépez Barrientos

Dr. en Educación, Mtro. en Enseñanza Superior e Ingeniero Industrial Electricista, egresado del Instituto Tecnológico de Veracruz I.T.V., docente desde 1991 en la Escuela Superior de Ingeniería Mecánica y Eléctrica Unidad Culhuacán (E.S.I.M.E.) del Instituto Politécnico Nacional (I.P.N.) Participante en proyecto “Estrategias para Implementar Programas Innovadores en Escuelas de Educación Superior”.

Publicado

2023-04-27