EDUCACIÓN INCLUSIVA EN MÉXICO Y DISCAPACIDAD INTELECTUAL: RETOS PARA LA FORMACIÓN DOCENTE
要旨
RESUMO: A pesquisa apresentada aborda os temas Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual e Formação Docente, desde a perspectiva dos Direitos no México. Este artigo concentra sua atenção em explorar: 1. Os principais antecedentes normativos da Educação Inclusiva em nível internacional com o objetivo de comparar tais padrões com o que foi ratificado pelo México. 2. Contextualizar o termo deficiência e enfatizar a atenção à condição angular da Deficiência Intelectual (Transtorno do Desenvolvimento Neurológico) no processo de Ensino-Aprendizagem. 3 para analisar os Processos de Inclusão Educacional adotados pela atual Legislação Mexicana, inclusive reunindo na mesma sala de aula alunos considerados regulares e alunos com alguma Barreira à Aprendizagem e à Participação, o que leva a questionar: se os professores realmente Diante de um grupo, eles são treinados para atender a esse mosaico de necessidades educacionais? A sua formação de professores responde às mudanças exigidas pela Educação Inclusiva? É necessário reformular os Planos de Estudos de Formação Inicial dos futuros professores do ensino básico, com disciplinas que lhes permitam responder e promover o que é ditado pelas Políticas Públicas de Inclusão Educativa.
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual, Formação de Professores, Enfoque de Direitos no México.