LETRAMENTO DE SURDOS: O PROCESSO SEMIÓTICO DA LINGUAGEM VISUAL ATRAVÉS DO PROJETO DE LETRAMENTO “LAVAGEM DAS MÃOS”

Autores

  • Larissa Dantas De Lima UFAM
  • Elizandra de Lima Silva Bastos Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Surdez. Linguagem. Letramento

Resumo

Este artigo objetiva analisar a linguagem visual no processo de letramento em estudantes de uma escola especializada para surdos da cidade de Manaus e concentrou-se na fase inicial do processo de letramento, contando com a participação de 10 alunos, com a faixa etária entre 8 - 14 anos, cursando o 1ª e 2ª ciclos, em uma intervenção que utilizou duas aulas. Embasado a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs no eixo saúde, com o conteúdo higiene corporal foi selecionado o tema gerador “Lavagem das mãos”. A pesquisa apresenta como metodologia o caráter bibliográfico-qualitativo, tendo como aporte teórico Vygotsky, Paulo Freire e Santaella. Foram elaborados materiais palpáveis, e, durante a intervenção, sensibilização através de material midiático e rodas de conversa sobre o tema gerador, dinâmicas e lavagem das mãos. Todo o processo contou com a observação das pesquisadoras para cumprir o objetivo proposto. À luz da semiótica, o letramento visual precede à escrita, pois a gama de experiências vivenciadas pelo sujeito em seu contato e desenvolvimento social é o que inicia tal processo e culminará nas suas práticas sociais cotidianas. Os resultados obtidos confirmam que, para os alunos surdos, é imprescindível o letramento visual para o desenvolvimento de sua aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Saúde. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Apresentação dos temas transversais e ética. 3.ed. Brasília: MEC/SEF, 2001.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: MEC, 2008. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em 10 de março de 2018.
BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 4ª Ed., rev. e atual. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, 2012. Disponível em <https://www.governodigital.gov.brdocumentos-e-arquivos/A%20Convencao%20sobre%20os%20Direitos%20das%20Pessoas%20com%20Deficiencia%20Comentada.pdf> Acesso em 28 de fevereiro de 2018.
BERNARDINO, E. L. Absurdo ou lógica?: a produção linguística do surdo. Belo Horizonte: Editora Profetizando vida, 2000.
CAPOVILLA, F. C. Avaliação escolar e políticas públicas de Educação para os alunos não ouvintes. 2009 . Disponível em <http://www.ip.usp.br/laboratorios/lance/artigos/2009_Capovilla.pdf>. Acesso em 18 de março de 2018.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 62.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, P. Professora sim, tia não cartas a quem ousa ensinar. Editora Olho D’água. São Paulo – SP, 1997. Disponível em <http://forumeja.org.br/files/Professorasimtianao.pdf>. Acesso em 19 de março de 2018.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo- SP, 1989. Disponível em <http://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf>. Acesso em 19 de março de 2018.
MOREIRA, M. A. MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.
NÖTH, W. Handbook of Semiotics. Bloomington: Indiana University Press, 1995.
PEREIRA, M. C. C.(Org). Leitura, escrita e surdez. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2006.
PIERCE, C. S. Semiótica. 3 ed., São Paulo: Perspectiva, 2005.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
REILY, L. H. As imagens: o lúdico e o absurdo no ensino de arte para Pré- escolares surdos. In: I. R.Silva; S. Kauchakje & Z. M.Gesueli (Orgs.), Cidadania, Surdez e Linguagem: desafios e realidades. SP: Plexus Editora. 2003
ROTH, W. M.; LEE, S. Science education as/for participation in the community. Science Education, v. 88, n. 2, p.263-291, 2004
TINOCO, G. A. Práticas sociais, leitura-escrita, ensino-aprendizagem elementos constituintes de projetos de letramentos. In:SERRANI, S. (Org.). Letramento, discurso e trabalho docente: uma homenagem a Angla Kleiman. Vinhedo: Editora Horizonte, 2010.
SANTAELLA, L. O que é semiótica. 28.ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.
______. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2004.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 6. ed., São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2019-01-14

Como Citar

De Lima, L. D., & Bastos, E. de L. S. (2019). LETRAMENTO DE SURDOS: O PROCESSO SEMIÓTICO DA LINGUAGEM VISUAL ATRAVÉS DO PROJETO DE LETRAMENTO “LAVAGEM DAS MÃOS”. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 1(2), 284–296. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4373