VAMOS BRINCAR? AS POSSIBILIDADES DAS ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Sandra Regina Garijo de Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Departamento de Educação Física
  • Flávia Gonçalves da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Departamento de Educação Física

Palavras-chave:

Atividades Lúdicas

Resumo

Este trabalho se refere à experiência de seis anos do projeto de extensão, intitulado “Atividades lúdicas no processo de (re) habilitação de crianças com comprometimento neurofisiológico”, desenvolvido em um Centro de Reabilitação (CER), por alunos do curso de Licenciatura em Educação Física (EF). O objetivo deste relato é apresentar as possibilidades das atividades lúdicas como estratégia inclusiva na formação de professores, evidenciando aos discentes que a pessoa com deficiência é capaz de aprender, apesar das peculiaridades do processo de desenvolvimento, a partir de Leontiev e Vigotski.  Semestralmente os discentes eram organizados em grupos de três ou quatro para desenvolverem as atividades na instituição uma vez por semana, além de participarem de uma reunião semanal com todo o grupo e com as duas professoras coordenadoras, para discussões teóricas sobre os conteúdos relacionados à intervenção.  Ao longo do projeto foi possível observar em muitos discentes uma mudança na forma como compreendiam a pessoa com deficiência, mudando o seu olhar “do que falta” para as possibilidades e potencialidades. Observou-se que projetos de extensão podem promover no graduando conhecimentos teóricos e técnicos que orientarão sua futura atuação profissional, de forma bastante peculiar, que não é vivenciada em situações de estágio curricular ou pesquisa.

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Biografia do Autor

Sandra Regina Garijo de Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Departamento de Educação Física

Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e cursa o Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), no programa de Educação: Psicologia da Educação. Bolsista CNPq.

Flávia Gonçalves da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Departamento de Educação Física

Docente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, campus Diamantina, no curso de Educação Física. É graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - campus Bauru), possui mestrado e doutorado em Educação: Psicologia da Educação - Pontífica Universidade Católica (2003 e 2007 respectivamente).

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Publicado

2019-01-14

Como Citar

Oliveira, S. R. G. de, & Silva, F. G. da. (2019). VAMOS BRINCAR? AS POSSIBILIDADES DAS ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 1(2), 312–329. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4223