EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ESTRATÉGIAS, RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Marcia Rosa Uliana Universidade Federal de Rondônia
  • Eliana Alves Pereira Leite Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Inclusão.

Resumo

O presente relato refere-se ao curso de extensão universitária de 30 horas que foi realizado na Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná, entre os meses de outubro de 2016 e fevereiro de 2017. As ações foram organizadas da seguinte forma: Encontros periódicos; Planejamento e confecção de materiais didáticos para o ensino de Matemática para estudante com deficiência visual; Testagem dos materiais desenvolvidos com estudantes com deficiência visual; Orientação na elaboração de um artigo científico decorrente da experiência vivenciada. O curso teve por objetivo possibilitar a professores e futuros professores de Matemática discutir e refletir sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual (baixa visão e cegos) na Educação Básica e desenvolver/confeccionar materiais didáticos para atender as demandas educacionais desse grupo de estudantes. Participaram 13 acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIR, Campus de Ji-Paraná, e 2 professores de Matemática da Educação Básica que atuam em escolas estaduais da referida cidade. Dentre as contribuições do curso, destacam-se as reflexões e a instrumentalização de como ensinar Matemática a estudantes com deficiência visual, oportunizando a construção de novos conhecimentos sobre o fazer pedagógico de forma que atenda a diversidade humana na Educação Básica.

 

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Publicado

2019-01-14

Como Citar

Uliana, M. R., & Leite, E. A. P. (2019). EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ESTRATÉGIAS, RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 1(2), 297–311. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4216