LA RELACIÓN DE LAS PERSONAS CON DISCAPACIDADES VISUALES (CIEGA Y BAJA VISIÓN) CON EL PROCESO DE ENSEÑANZA APRENDIZAJE EN EL ENTORNO ACADÉMICO
Palabras clave:
Discapacidad visual Proceso. AprendizajeResumen
Este estudo tem como objetivo identificar a relação existente entre a pessoa com deficiência visual e o processo de ensino aprendizagem no ambiente acadêmico a partir de sua percepção sobre essa relação. Serão apresentados relatos de pessoas com deficiência visual e suas relações com o ambiente acadêmico; norteando-se pela convicção de que o processo de humanização se inicia quando enxergamos o outro como um indivíduo e não pelas suas deficiências. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas com questionário semi-estruturado e, analisando-se os resultados obtidos, foi constatado que as dificuldades no processo de ensino aprendizagem da pessoa com deficiência visual se apresentam não na perspectiva conteudista, mas, sobretudo nas questões relacionais.
Descargas
Citas
FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud., São Paulo, v. 15, n. 42, May/Aug. 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000200013>.
LEAL. D. N. B. Sociedade Brasileira de Visão Subnormal. São Paulo. Disponível em: < http://www.cbo.com.br/subnorma/conceito.htm>. Acesso: 03 out. 2017.
LEÃO, W. J; GATTI, G. C. do V. História de uma instituição educacional para o deficiente visual: o Instituto de Cegos do Brasil Central de Uberaba (Minas Gerais, Brasil, 1942-1959). Revista História da Educação, Online, v. 20, n. 50, set./dez. 2016. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/59513>.
NUNES, S da S.; Lomônaco, J. F. B. Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 12, n. 1, June. 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>.
PACHECO, R. V.; COSTA, F. A. T. C. O processo de inclusão de acadêmicos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria. Revista Educação Especial. Santa Maria, n. 27, p. 151-167, 2006. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4360>.
REBOUÇAS, C. B. de A; et al. Avaliação da qualidade de vida de deficientes visuais. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 69, n. 1 jan./fev. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000100072&lng=pt&tlng=pt>.
SILVEIRA, K. A.; ENUMO, S. R. F.; ROSA, E. M. Concepções de Professores Sobre Inclusão Escolar e Interações em Ambiente Inclusivo: uma Revisão da Literatura. Revista Brasileira Ed. Especial, Marília, v. 18, n. 4, p. 695-708, Out/Dez., 2012. Disponível em: < https://pt.scribd.com/document/331201795/Concepcoes-de-Professores-Sobre-Inclusao-Escolar-e-Interacoes>.
SMITH, P. J. A percepção como uma relação: Uma análise do conceito comum de percepção. Revista de Filosofia Analytica, Rio De Janeiro, v. 18, n. 1, 2014. Disponível em: < https://revistas.ufrj.br/index.php/analytica/article/view/2326>.
WEID, O. V. D. O corpo estendido de cegos: cognição ambiente, acoplamentos. Revista Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, Dez, 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752015000300935&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.