(RE)VENDO CULTURAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DA GESTÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO

Autores/as

  • Manoella Senna UFRJ
  • Mônica Pereira dos Santos UFRJ
  • Regina Maria de Souza Correia Pinto UFRJ

Palabras clave:

inclusão em educação, gestão educacional, formação continuada

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar e discutir os dados de uma pesquisa realizada com uma Gerência de Educação de uma das 11 Coordenadorias Regionais de Educação do município do Rio de Janeiro, tendo em vista a importância do processo de formação dos gestores participantes e da autorrevisão de culturas, políticas e práticas de inclusão em educação. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, do tipo pesquisa-ação, que possibilitou a construção de uma unidade gestora que discutia e auto revisava suas concepções, intenções e práticas de inclusão e de gestão, por meio de um processo de reflexão/ação. Além disso, a pesquisa-ação proporcionou uma formação continuada dos gestores visto que os mesmos foram colocados diante de discussões relacionadas aos campos acadêmicos e práticos de inclusão em educação.

Palavras-chave: Inclusão em Educação. Gestão Educacional. Formação Continuada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Manoella Senna, UFRJ

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), na linha de "Inclusão, Ética e Interculturalidade". Mestra em Educação pelo PPGE/UFRJ, na linha "Inclusão, Ética e Interculturalidade", com Bolsa CAPES (2015 - 2017). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação - LaPEADE/UFRJ. Durante a graduação, foi bolsista de Iniciação Científica da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e atuou no Observatório Nacional da Educação Especial (ONEESP) e no Observatório da Educação Especial no Rio de Janeiro (OEERJ) (2011 - 2014). Área de Estudos/Atuação: Inclusão em Educação; Gestão Educacional/Escolar; Orientação Educacional.

Mônica Pereira dos Santos, UFRJ

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia, Mestrado e PhD em Psicologia e Educação Especial pela Universidade de Londres. Tem atuado como parecerista ad hoc em várias agências financiadoras de pesquisa, além de ser membro efetivo de importantes Associações nacionais e internacionais, como por exemplo, a Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (ANPEd), Associação Nacional de Direitos Humanos Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP), Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), Association pour la Recherche InterCulturelle (ARIC), e Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Atualmente, é coordenadora do Observatório Estadual de Educação Especial (OEERJ), diretamente vinculado ao Observatório Nacional (ONEESP) e do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe), que congrega mais de 25 Universidades, brasileiras e estrangeiras. Preside a Comissão Executiva do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva, e Coordena o Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ. É Conselheira do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) da UFRJ, onde preside o Gt de Ações Afirmativas na Pós-graduação. Autora de três livros sobre inclusão em Educação e publicou vários artigos sobre a temática. É membro do conselho editorial da Revista Espaço, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), da Revista Brasileira de Educação Especial, da Revista Conhecimento e Diversidade e da Revista Poiesis Pedagógica. Atuou como gestora nacional da Gerência de Educação do Departamento Nacional do SESC entre 20042007 e Cocoordenadora do Programa Nacional Escola de Gestores/MEC (20092011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, Políticas Educacionais e Inclusão em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Culturas, políticas e práticas de Inclusão em Educação, Interculturalidade em Educação, Direitos Humanos, Formação de Professores, Ensinoaprendizagem, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do desenvolvimento, Psicologia Escolar, Psicologia Social, Psicopedagogia, Educação Especial. Fundadora e coordenadora do LaPEADE Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação. Orienta monografias de graduação, de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Regina Maria de Souza Correia Pinto, UFRJ

Possui graduação em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)(1977), graduação em Português-Inglês pela UFRJ (1998) e Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada pela UFRJ (2004). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE), da UFRJ, coordenado pela Profa. Dra. Mônica Pereira dos Santos. Professora de Inglês- Colégio Pedro II, Campus São Cristóvão III. Ex diretora pedagógica do mesmo Campus (2013-2015). Interesse, principalmente, nos seguintes temas: Educação; Inclusão em Educação ; Formação de Professores;Ensino de Língua Estrangeira.

Citas

BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index para Inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação nas escolas. 3. ed. Tradução: Mônica Pereira dos Santos. 2012.
BRASIL/Presidência da República/Casa Civil/Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto Nº 7.611, De 17 de Novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, 2011.
BRASIL, MEC. Resolução nº2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, curso de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. 2015.
CONAE. Documento Final. 2014. Disponível em: http://conae2014.mec.gov.br/images/doc/Sistematizacao/DocumentoFinal29012015.pdf. Acesso em: 14 mar. 2015.
DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol 28, n. 100 – Especial, p. 921 – 946, out. 2007.
KONDER, Leandro. O que é Dialética. São Paulo: Brasiliense, 2008.
MORIN, Edgar. Da necessidade de um pensamento completo. Disponível em: http://search.4shared.com/search.html?searchmode=2&searchName=DA+NECESSIDADE+DE+UM+PENSAMENTO+COMPLEXO+-+Edgar+Morin (s/d) Data de acesso: 04/09/11.
MORIN, Edgar. Educação e Complexidade. São Paulo: Cortez, 2004.MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MELO, Sandra Cordeiro de. Inclusão em educação: Um estudo sobre as percepções de professores da rede Estadual de Ensino Fundamental do Rio de Janeiro, sobre práticas pedagógicas de inclusão. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.
NETTO, José Paulo. Karl Marx – a miséria da filosofia. São Paulo: Global, 1985.
SANTIAGO et al. Inclusão No Sistema Educacional: Desafios Para A Gestão Escolar. Anais: III Encontro Da Associação Brasileira De Pesquisadores Em Educação Especial Londrina, 2013.
SANTOS, M. P dos. Políticas Públicas de Inclusão de pessoas com deficiência: uma análise omnilética. Anais: XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas, 2012.

______. Dialogando sobre inclusão em educação: contando casos (e descasos). 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2013.
SENNA, Manoella. Inclusão em Educação: o que pensam os gestores da educação especial do município do Rio de Janeiro? Rio de Janeiro, 2014. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

Publicado

2018-08-14

Cómo citar

Senna, M., dos Santos, M. P., & Pinto, R. M. de S. C. (2018). (RE)VENDO CULTURAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DA GESTÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO. Revista Electrónica Investigación Y Práctica En Educación Inclusiva, 1(1), 116–126. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4222