(RE)VENDO CULTURAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DA GESTÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO
Palabras clave:
inclusão em educação, gestão educacional, formação continuadaResumen
O presente artigo tem por objetivo apresentar e discutir os dados de uma pesquisa realizada com uma Gerência de Educação de uma das 11 Coordenadorias Regionais de Educação do município do Rio de Janeiro, tendo em vista a importância do processo de formação dos gestores participantes e da autorrevisão de culturas, políticas e práticas de inclusão em educação. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, do tipo pesquisa-ação, que possibilitou a construção de uma unidade gestora que discutia e auto revisava suas concepções, intenções e práticas de inclusão e de gestão, por meio de um processo de reflexão/ação. Além disso, a pesquisa-ação proporcionou uma formação continuada dos gestores visto que os mesmos foram colocados diante de discussões relacionadas aos campos acadêmicos e práticos de inclusão em educação.
Palavras-chave: Inclusão em Educação. Gestão Educacional. Formação Continuada.
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Citas
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