O O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: AS ESCOLAS PAULISTANAS E O INSTITUTO LABTALENTO
Palabras clave:
Altas Habilidades. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão.Resumen
Considerando a necessidade de investigação e implementação de práticas educativas efetivas para alunos com Altas Habilidades/Superdotação, a presente pesquisa tem como objetivos verificar a concepção e o conhecimento de professores sobre Altas Habilidades/Superdotação e analisar um modelo implantado de trabalho com as Altas Habilidades no instituto italiano LabTalento. Esse trabalho está dividido em dois estudos: um com professores da rede municipal de ensino de São Paulo, que responderam a um questionário e o outro através de entrevista com a diretora do instituto LabTalento, em Pavia, Itália. O primeiro estudo elucidou a necessidade de formação docente nessa área, a fim de evidenciar práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento do potencial desses estudantes. O estudo sobre o LabTalento elucidou pontos importantes sobre o funcionamento do instituto, fornecendo elementos que podem contribuir para a construção de práticas inclusivas de atendimento aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Elevar o conhecimento da população em geral sobre esse tema, aumentar o número de avaliações e atendimento especializado para os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, propor práticas educativas inclusivas e apoiar o professor nesse percurso são tarefas que devem ser assumidas pelas redes de ensino em parceria com Universidades e com apoio e engajamento de toda a sociedade.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei Nº 9.394/96, de 24 dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
______ . Resolução N.º 02/2001. Instrui as Diretrizes Nacionais da Educação Especial para a Educação Básica. Brasília: Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica, 2001.
______. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
______ . Plano Nacional de Educação: Lei Nº 13.005/14, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, 2014.
______ . Ministério da Educação e Cultura. SECADI/ DPEE. Norma Técnica Nº 40/2015. Brasília, 2015.
______ . Lei Nº. 13.234/2015, de 29 dez. 2015. Altera a Lei Nº. 9394/96, para dispor sobre a identificação, o cadastramento e o atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação. Brasília, 2015.
GUENTHER, Z. C. Desenvolver capacidade e talentos: um conceito de inclusão. Petrópolis: Vozes, 2000.
GUENTHER, Z. C.; FREEMAN, J. Educando os mais capazes: idéias e ações comprovadas. São Paulo: EPU, 2000.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2014. Brasília: INEP/Ministério da Educação, 2014. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/censo-escolar> Acesso em: 25 fev. 2017.
ISTAT (Istituto Nazionale di Statistica). L’integrazione degli alunni con disabilità nelle scuole primarie e secondarie di I grado, statali e non statali. Anni scolastici 2008/2009 e 2009/2010. Roma: ISTAT, 2011. Disponível em: <https://www.istat.it/it/files/2011/01/testointegrale20110119.pdf> Acesso em: 23 fev. 2017.
ITALIA. Legge Nº. 517/1977, di 4 ag. 1977. Norme sulla valutazione degli alunni e sull'abolizione degli esami di riparazione nonché altre norme di modifica dell'ordinamento scolastico. Roma: Gazzetta Ufficiale, 18 ag. 1977, p. 224. Disponível em:<https://archivio.pubblica.istruzione.it/argomenti/handicap_new/norme_base.shtml> Acesso em: 20 fev. 2017.
MEIRELLES, M. C. B.; BAPTISTA, Claudio R. Os processos de inclusão escolar na Itália e a educação infantil no contexto de Bolonha. Reunião Científica Regional da ANPED.
PÉREZ, S. G. P. B. Gasparzinho vai à escola: um estudo sobre as características do aluno com altas habilidades produtivo-criativo. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
______ . Mitos e Crenças sobre as Pessoas com Altas Habilidades: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento. Cadernos de Educação Especial. Santa Maria, n. 22, p. 45-59, 2003. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2003.
RENZULLI, J. S. O que é esta coisa chamada superdotação e como a desenvolvemos? Retrospectiva de vinte e cinco anos. Revista Educação, Porto Alegre, ano 27 n. 1, p. 75-134, jan./abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000141&pid=S1413-6538200900030001100006&lng=en> Acesso em 26 mar. 2017.
______, J. S. Reexamining the Role of Gifted Education and Talent Development for the 21st Century: a Four-Part Theoretical Approach. Gifted Child Quarterly. 56 (3) 150-159, 2012. National Association for Gifted Children. Disponível em: < http://gifted.uconn.edu/wp-content/uploads/sites/961/2015/01/Reexamining_Role_of_Gifted_Ed_and_Talent_Dev.pdf> Acesso em: 19 abr. 2017.
SANTOS, R. Resultados da Metodologia CEDET: um estudo com estudantes egressos. 2016. 224 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2016. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/handle/11449/144289?show=full> Acesso em 03 abr. 2017.
SÃO PAULO. Lei Municipal Nº. 15.919/2013, de 16 de dez. 2013. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado aos alunos identificados com altas habilidades ou superdotação no âmbito do município de São Paulo e dá outras providências. São Paulo, 2013.
UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha, 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf> Acesso em: 10 fev. 2017.
WINNER, E. Crianças superdotadas: mitos e realidades. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
ZANETTI, M. A. Per uma personalizzazione dell’insegnamento a favore degli studenti ad alto potenziale. In: Psicologia dell’educazione, VI, 2, pp. 153-154. LabTalento, Pavia, 2012.
______ . Uno sguardo sui disturbi del comportamento: il caso dei bambini ad alto potenziale, IV Convegno nazionale Disturbi dell’apprendimento e del comportamento nella scuola digitale. Lumsa, Roma, 26 e 27 set. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.