DISCALCULIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES

Autores/as

  • Edneia Felix de Matos Fundepe

Palabras clave:

Transtorno de aprendizagem. Discalculia. Intervenção psicopedagógica.

Resumen

Na atualidade a escola enfrenta grandes desafios no que diz respeito às dificuldades de aprendizagem. O número de alunos que apresentam algum tipo de dificuldade é cada vez maior, sendo as dificuldades relacionadas à aprendizagem dos conceitos matemáticos um dos fatores preponderantes para o fracasso escolar. Estudantes que não aprendem matemática podem possuir discalculia, uma dificuldade específica em matemática que se refere a uma desordem estrutural na área relacionada às habilidades matemáticas. Nessa perspectiva, esta pesquisa divulga os resultados de um estudo qualitativo e exploratório, que visava investigar a percepção dos professores das escolas de ensino fundamental I de uma cidade do interior do estado de São Paulo, região do Centro-Oeste Paulista. O foco foi descrever as características da disclaculia e suas formas de manifestação entre as crianças, tendo em vista as possíveis estratégias de ensino baseadas no lúdico para trabalhar com alunos Discalcúlicos em sala de aula. O desejo era contribuir para a expansão das discussões sobre a discalculia, porque há poucos estudos científicos sobre o tema.

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Publicado

2018-08-14

Cómo citar

de Matos, E. F. (2018). DISCALCULIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES. Revista Electrónica Investigación Y Práctica En Educación Inclusiva, 1(1), 69–89. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4133