AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LIBRAS POR CRIANÇAS SURDAS

Authors

  • Tania Vilero da Silva Secretaria Municipal de Fortaleza
  • Kate Mamhy Oliveira Kumada Universidade Federal do ABC

Keywords:

Língua Brasileira de Sinais, Aquisição de linguagem, Surdez

Abstract

This article presents information about the process of language acquisition by deaf children, bringing forward its main teaching proposals involving the Brazilian Sign Language (Libras). The research approach is qualitative and used the method of bibliographic review. The Scientific Electronic Library Online (SciELO) was used to check in articles produced in the last 15 years. The general objective was to investigate the scientific productions made and disseminated on the theme involving the didactic strategies used by the professionals of the area in the acquisition process of Libras by deaf children. This search resulted in 70 articles, in which 59 of these were dismissed, being used 11 publications in which the strategies of Libras teaching in the education of children were approached under the focus on: 1) the act of playing in children education; 2) the math teaching with the support of Libras; 3) the interaction with deaf people; 4) the use of visual resources; 5) signaled literature and poetry. From the analysis of the data, the importance of the visual resources was observed as a stimulus in the acquisition of Libras by the deaf child and also of the visual pedagogy. Finally we emphasize that there is an incipience of productions in this area.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tania Vilero da Silva, Secretaria Municipal de Fortaleza

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá, Especialista em Ensino de Libras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora substituta da Escola Municipal de Tempo Integral Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota / Secretaria municipal de Fortaleza.

Kate Mamhy Oliveira Kumada, Universidade Federal do ABC

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (UFABC).

References

ARAÚJO, C. C. M.; LACERDA, C. B. F de. Examinando o desenho infantil como recurso terapêutico para o desenvolvimento de linguagem de crianças surdas. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol. São Paulo, v. 13, n. 2, p. 186-92, jun. 2008a. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342008000200014 &lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 jun. 2017.

ARAUJO, C. C. M.; LACERDA, C. B. F. de. Esferas de atividade simbólica e a construção de conhecimento pela criança surda. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 14, n. 3, p. 427-446, dez. 2008b. Disponível em
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000300007&lng=e n&nrm=iso>. Acesso em: 17 abr. 2017.

ARAUJO, C. C. M.; LACERDA, C. B. F. de. Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 15, n. 4, p. 695-703, dez. 2010. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400005&lng=e n&nrm=iso>. Acesso em: 9 jun. 2017.

BASSO, I. M. de S.; STROBEL, K. L.; MASUTTI, M. Metodologia de ensino de Libras – L1. Florianópolis: Centro de Comunicação e Expressão, UFSC, 2009. Disponível em:
<http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoPedagogico/metodologiaDeEns inoEmLibrasComoL1/assets/631/TEXTO-BASE_SEM_AS_IMAGENS_.pdf>. Acesso em: 20 maio 2017.

BAUER, M. W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (ed). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 189-217.

BERNARDINO, E. L. A. O valor da interação na aquisição de uma língua de sinais. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte, v. 14, n. 4, p. 769-798, dez. 2014. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982014000400002&lng=e n&nrm=iso>. Acesso em: 14 maio 2017.

BOMFIM, R. O. do; SOUZA, A. P. R. de. Surdez, mediação e linguagem na escola. Psicol. USP, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 417-437, jun. 2010. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000200010&lng=e n&nrm=iso>. Acesso em: 13 maio 2017.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a língua brasileira de sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, DF, 2002. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: 10 jun. 2017.

. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de dezembro de 2000. Brasília, DF, 2005. Disponível em:
<http:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: 10 jun. 2017.

CAMPELLO, A. R. e S. Pedagogia Visual / Sinal na Educação dos Surdos. In: QUADROS, R. M. de.; PERLIN; G. P. (Orgs.). Estudos Surdos II. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007. p. 100-132. Disponível em: <http://editora-arara-azul.com.br/estudos2.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2018.

CHOI, D. et al. Libras: conhecimentos além dos sinais. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2011.

DIZEU, L. C. T. de B.; CAPORALI, S. A. A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 91, p. 583-597, ago. 2005. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200014&lng=e n&nrm=iso>. Acesso em: 27 abr. 2017.

GIAMMELARO, C. N. F.; GESUELI, Z. M.; SILVA, I. R. A relação sujeito/linguagem na construção da identidade surda. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 509-527, jun. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200011&lng=e n&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2017.

KARNOPP, L. Literatura Surda, Florianópolis: Centro de Comunicação e expressão, UFSC, 2008.

LACERDA, C. B. F. de; SANTOS; L. F. dos; CAETANO, J. F. Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos. In: LACERDA, C. B. F. de; SANTOS, L. F. dos. (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: Edufscar, 2013. p. 185-200.

MARTINS, V. R. de O.; ALBRES, N. de A.; SOUSA, W. P. de A. Contribuições da Educação Infantil e do brincar na aquisição de linguagem por crianças surdas. Pro-Posições, Campinas, v. 26, n. 3, p. 103-124, dez. 2015. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072015000300103&lng=e n&nrm=iso>. Acesso em: 14 maio 2017.

MARTINS, V. R. de O.; OLIVEIRA, G. S. de. Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais. Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 133, p. 1041-1058, dez. 2015. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000401041&lng=e n&nrm=iso>. Acesso em: 10 jun. 2017.

MOURA, D. R. Libras e leitura de língua portuguesa para surdos. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015.

PERLIN G. T.T. REZENDE, P. L. F. Didática e educação de surdos. Florianópolis: Centro de Comunicação e Expressão, 2011. Disponível em: <http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoPedagogico/didaticaEEducacaoDeSurdos/assets/489/texto_base_Didatica_2008.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2018.

QUADROS, R. M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

. Teorias de aquisição da linguagem. Florianópolis: UFSC, 2008.

QUADROS, R. M. de.; CRUZ, C. R. Língua de Sinais: instrumentos de avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2011.

RAMIREZ, A. R. G.; MASUTTI, M. L. (Orgs.). A educação de surdos em uma perspectiva bilíngue: uma experiência de elaboração de softwares e a suas implicações pedagógicas. Florianópolis: UFSC, 2009.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. (Educação e Conhecimento).

SACKS, O. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SALES, E. R. de; PENTEADO, M. G.; MOURA, A. Q. A negociação de sinais em Libras como possibilidade de ensino e de aprendizagem de Geometria. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 53, p. 1268-1286, dez. 2015. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2015000301268&lng= en&nrm=iso>. Acesso em: 22 abr. 2017.

SÃO PAULO (Município). Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para a educação infantil e ensino fundamental: Libras. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME / DOT, 2008. 128 p.

SEVERINO A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, D. N. H. Como brincam as crianças surdas. São Paulo: Plexus, 2002.

SKLIAR, C. Os estudos surdos em educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 7-32.

SUTTON-SPENCE, R. Por que precisamos de poesia sinalizada em educação bilíngue.
Educ. rev., Curitiba, n. 2, p. 111-128, 2014. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000600008&lng=e n&nrm=iso>. Acesso em: 15 jun. 2017.

ZERBATO, A. P.; LACERDA, C. B. F. de. Desenho infantil e aquisição de linguagem em crianças surdas: um olhar histórico-cultural. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 21, n. 4, p. 427-442, dez. 2015. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000400427&lng=e n&nrm=iso>. Acesso em: 12 abr. 2017.

Published

2019-06-28

How to Cite

Silva, T. V. da, & Kumada, K. M. O. (2019). AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LIBRAS POR CRIANÇAS SURDAS. Jornal Research and Practice on Inclusive Education, 2(3), 70–87. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4220