Educational, Speech, Language and Hearing Sciences: The Knowledge of Education Professionals About This Actuation Area
Keywords:
Fonoaudiologia, Educação, AprendizagemAbstract
O fonoaudiólogo propicia um conhecimento mais aprofundado dos aspectos relacionados à comunicação da criança, ajudando o professor a compreender o processo de aprendizado e suas alterações, bem como conhecer recursos diagnósticos, tanto para fins de prevenção como para melhor direcionamento da conduta a ser adotada em cada caso (ANDRADE, 1995). A Fonoaudiologia Educacional é uma área de especialização da fonoaudiologia voltada à promoção da Educação, em todos os níveis e/ou modalidades de ensino (CFFa, 2010). O objetivo deste estudo foi caracterizar o conhecimento de profissionais da Educação de uma escola pública de São Paulo sobre os transtornos de linguagem escrita e sobre a atuação do Fonoaudiólogo Educacional e verificar a eficácia de um folheto informativo acerca da atuação deste profissional na Educação. Para tanto, foram selecionados 20 profissionais do Ensino Fundamental I de uma escola pública da cidade de São Paulo/SP, que responderam um questionário individual autoaplicável e, após a aplicação de um folheto informativo, responderam a um segundo questionário. Os resultados revelaram que apesar de 95% afirmarem saber o que é a fonoaudiologia, apenas 20% dos profissionais encaminham os alunos com dificuldades pra um fonoaudiólogo.A conclusão do estudo revela que os profissionais da educação não possuem conhecimentos aprofundados sobre a atuação do fonoaudiólogo educacional, nem sobre os transtornos de linguagem escrita.
Palavras-chave: Fonoaudiologia. Educação. Aprendizagem.
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