ACESSIBILIDADE ENQUANTO PRESSUPOSTO PARA INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Thiago Kotarba Spomberg Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Lilian Rodrigues da Cruz Universidade de Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Aline Kelly da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Camila Menezes Ferreira Guerreiro Universidade de Brasília (UNB)

Palavras-chave:

Acessibilidade, Cidadania, Inclusão Social

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar e discutir a problemática da acessibilidade para além do acesso a ambientes físicos e naturais. O estudo apresenta um referencial teórico sobre as pessoas com deficiência em uma perspectiva histórico-cultural de modo a esquadrinhar dados, leis, normas, entendimentos e, principalmente, as barreiras impostas pela sociedade. É através do advento do modelo social que se promove o deslocamento conceitual definitivo das limitações individuais para os obstáculos socioculturais. A acessibilidade, por sua vez, representa a materialização da equiparação de oportunidades na medida em que legitima a diversidade e garante a autonomia. É, em última análise, condição imprescindível para a cidadania e para a inclusão social.

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Biografia do Autor

Thiago Kotarba Spomberg, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013).

Lilian Rodrigues da Cruz, Universidade de Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possuo graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Psicologia Social e Institucional - UFRGS (2011). Como docente iniciei em 1996 na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), onde permaneci até 2013. Ingressei na Universidade de Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2014, no departamento de Psicologia Social e Institucional. Integro o corpo docente do Programa de Psicologia Social e Institucional - Mestrado e Doutorado - e venho desenvolvendo atividade de pesquisa e extensão no campo das políticas públicas de assistência social, educação e saúde. Líder do grupo de pesquisa "Grupo de Estudos em Psicologia Social, Políticas Públicas e Produção de Subjetividades" (GEPS).

Aline Kelly da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Fui professora substituta do Instituto de Psicologia da UFAL (2015-2016), professora da Faculdade Pitágoras de Maceió (2016-2017) e professora do Centro Universitário de Maceió (2023-2024). Fui assessora editorial das Revistas Psicologia e Sociedade (2016-2020) e Polis e Psique (2019-2022). Fui preceptora do Projeto de Atenção Integral à Saúde Prisional e Internação Socioeducativa (Paispis), da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no ano de 2018. Integro o Grupo de Pesquisa Processos Culturais, Políticas e Modos de Subjetivação (UFAL). Sócia da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Interesso-me por epistemologias feministas antirracistas, feminismos negros, perspectivas anticoloniais e políticas de pesquisa contra-hegemônicas

Camila Menezes Ferreira Guerreiro, Universidade de Brasília (UNB)

Graduação em Psicologia, habilitação em Licenciatura Plena e Formação do Psicólogo pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR, 2007). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF) na linha Desenvolvimento Humano e Processos Socioeducativos (2018). Psicóloga na Universidade de Brasília (UnB) lotada na Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU). Principais áreas de interesse: promoção e prevenção da saúde mental, psicologia positiva, psicologia na educação superior, desenvolvimento humano de adolescentes e jovens adultos, intervenções psicossociais, atuação profissional do psicólogo na educação superior.

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Kotarba Spomberg, T., Rodrigues da Cruz, L., Kelly da Silva, A., & Menezes Ferreira Guerreiro, C. (2024). ACESSIBILIDADE ENQUANTO PRESSUPOSTO PARA INCLUSÃO SOCIAL. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 5(8), e7950. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/7950