MATERIAL DIDÁTICO PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA SOBRE FILOS MOLLUSCA E ECHINODERMATA

Autores

  • Luciana Cardoso Gonçalves UFMG

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Recursos didáticos. Deficiência visual.

Resumo

O conceito de inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Fundamental e Médio é amplo e vem sendo discutido nas últimas décadas. A maioria das disciplinas escolares concentra grande parte de seu conteúdo em figuras e imagens ilustrativas, o que não é diferente no ensino de Ciências e Biologia. Por isso, os recursos didáticos têm importância fundamental na educação de alunos com deficiência visual. Entre os conteúdos  estão os filos Mollusca e Echinodermata, cujos representantes são, em sua maioria, marinhos, o que os torna desconhecidos por considerável parcela dos estudantes em locais distantes do litoral. Nesse sentido, apresenta-se a hipótese de que os alunos com deficiência visual, principalmente, tiram pouco ou nenhum proveito desses conteúdos. Objetivando promover um aprendizado com equidade entre estudantes com e sem deficiência visual em algumas escolas de Belo Horizonte, Minas Gerais, através de materiais didáticos produzidos para o ensino de Ciências, buscou-se analisar a eficiência desses, levando-se em consideração a opinião do público alvo. A pesquisa foi aplicada em três instituições públicas estaduais e, diante dos resultados apresentados, percebe-se que, utilizando-se dos materiais produzidos e dos demais recursos necessários, todos os alunos, videntes ou não, conseguem participar ativamente das aulas e serem bem avaliados.

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Publicado

2020-01-29

Como Citar

Cardoso Gonçalves, L. (2020). MATERIAL DIDÁTICO PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA SOBRE FILOS MOLLUSCA E ECHINODERMATA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 2(4), 233–249. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/5945