“A DOR E A DELÍCIA” DE SER PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Karla Cilene Santos Sousa FTC

Palavras-chave:

Formação docente; Educação Inclusiva; Psicopedagogia e Formação Docente.

Resumo

A presente pesquisa faz uma abordagem sobre professores que atuam na Educação Inclusiva em Salvador, de modo a explicitar suas crenças sobre os desafios encontrados em sala de aula regular com alunos com necessidades educativas especiais, independente da realidade onde atuam. Os objetivos específicos são: identificar as crenças institucionais das escolas pesquisadas da rede municipal e particular frente à educação inclusiva, a partir da ótica dos professores, destacar os sentimentos dos professores no que tange a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais e investigar a possibilidade da atuação do psicopedagogo na formação docente. Esta pesquisa possuiu natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e exploratório, uma vez que contou com o levantamento e análise de dados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, aplicados em campo, sendo este uma escola regular da rede pública municipal e outra da rede particular. Contudo, este estudo não se propõe a estabelecer comparações, mas a indicar as convergências dos desafios encontrados em ambas as realidades. A relevância consiste na contribuição para a formação dos docentes e para reflexão dos desafios encontrados na prática, no que tange a educação inclusiva e como o psicopedagogo pode contribuir com este cenário.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Sousa, K. C. S. (2022). “A DOR E A DELÍCIA” DE SER PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 4(7), e5730. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/5730