AS FEIRAS DE CIÊNCIAS E A CONSTRUÇÃO LÚDICA DE CONHECIMENTOS COM ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Palavras-chave:
Educação Especial, Feiras de Ciências, Atividade Lúdica.Resumo
O presente trabalho apresenta relatos e reflexões de uma experiência no Ensino de Ciências vivenciadas durante a participação em duas Feiras de Ciências; em uma escola de Ensino Médio da cidade de Catalão/Goiás e na Feira de Ciências promovida pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. A reflexão relatada diz respeito a inclusão de educandos público alvo da educação especial nas atividades citadas. Neste trabalho, avaliar-se-á o caráter lúdico presente nas Feiras de Ciências no processo de desenvolvimento dos educandos com a intenção de incluí-los e socializá-los no ambiente escolar. Para tanto, adotou-se o método da abordagem histórico-cultural, tendo como instrumentos de construção de dados a observação participante e a entrevista semiestruturada realizada com dois alunos, sendo um menino com deficiência intelectual leve e uma menina com déficit de aprendizagem. Acredita-se que a influência do meio e das relações sociais através das vivências do educando nas atividades é que determinam o desenvolvimento do sujeito. Os resultados obtidos evidenciaram o êxito da experiência, constatado a partir das falas dos participantes, que expressaram alto grau de motivação, interesse e prazer por terem participado das atividades. Assim, através da mediação do professor nas atividades conseguiu-se criar situações/estratégias nas quais os educandos estabeleceram sua própria autonomia, construíram conhecimentos de forma crítica, prazerosa e efetiva, aprenderam a falar em público, a socializar-se e, principalmente, melhoraram sua autoestima.
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