IDENTIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA CONTEMPORANEIDADE: UM PARALELO ACERCA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO DE FOUCAULT
GENDER IDENTITY AND SEXUALITY IN CONTEMPORARY TIMES: A PARALLEL OVER FOCAULTꞌS PHILOSOPHICAL THINKING
Palavras-chave:
Sexualidade. Identidade . Filosofía.Resumo
O artigo tem o objetivo de analisar a importância do pensamento filosófico de Foucault para a construção conceitual entorno dos temas de sexualidade e identidade de gênero. Considerando a relevância de sua obra acerca da sexualidade e das relações de repressão e poder dado ao tema em sociedade, será traçado um paralelo entre sua filosofia e o pensamento de outros estudiosos do tema na contemporaneidade. Tomando como premissa a diferenciação dos conceitos biológicos, religiosos e sociais do significado de espécime masculino e feminino. O método de investigação científica será a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, Será de ordem bibliográfica, pois é o passo inicial na construção efetiva de um protocolo de investigação.
Downloads
Referências
FREUD, S. (1925) Algumas conseqüências psíquicas da distinção anatômica entre os sexos. In: Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1980.
_______ A organização genital infantil. In: Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1980.
FOUCAULT, M. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal,1993 pág. 88-89.
_______ Conversazione con Michel Foucault (Entretien avec Michel Foucault ). In: DITS ET ECRITS IV. Paris: Gallimard, 1994c, p. 41-95.
________ arqueologia do saber. 7. ed.Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009,p.09.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.