IDENTIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA CONTEMPORANEIDADE: UM PARALELO ACERCA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO DE FOUCAULT

GENDER IDENTITY AND SEXUALITY IN CONTEMPORARY TIMES: A PARALLEL OVER FOCAULTꞌS PHILOSOPHICAL THINKING

Autores

  • Daniel Couto de Oliveira Uniasselvi

Palavras-chave:

Sexualidade. Identidade . Filosofía.

Resumo

 

O artigo tem o objetivo de analisar a importância do pensamento filosófico de Foucault para a construção conceitual entorno dos temas de sexualidade e identidade de gênero. Considerando a relevância de sua obra acerca da sexualidade e das relações de repressão e poder dado ao tema em sociedade, será traçado um paralelo entre sua filosofia e o pensamento de outros estudiosos do tema na contemporaneidade. Tomando como premissa a diferenciação dos conceitos biológicos, religiosos e sociais do significado de espécime masculino e feminino. O método de investigação científica será a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, Será de ordem bibliográfica, pois é o passo inicial na construção efetiva de um protocolo de investigação.

Referências

BENTO, Berenice. A Reinvenção do Corpo: Sexualidade e Gênero na Experiência Transexual. Rio de Janeiro: Gramound Universitária, 2006. 256p.

FREUD, S. (1925) Algumas conseqüências psíquicas da distinção anatômica entre os sexos. In: Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1980.
_______ A organização genital infantil. In: Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1980.

FOUCAULT, M. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal,1993 pág. 88-89.
_______ Conversazione con Michel Foucault (Entretien avec Michel Foucault ). In: DITS ET ECRITS IV. Paris: Gallimard, 1994c, p. 41-95.
________ arqueologia do saber. 7. ed.Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009,p.09.

Downloads

Publicado

2020-01-29

Como Citar

Daniel Couto de Oliveira. (2020). IDENTIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA CONTEMPORANEIDADE: UM PARALELO ACERCA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO DE FOUCAULT: GENDER IDENTITY AND SEXUALITY IN CONTEMPORARY TIMES: A PARALLEL OVER FOCAULTꞌS PHILOSOPHICAL THINKING. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 3(5), 1–8. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/5240