CONFIGURAÇÕES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NEUROMOTORA
Palavras-chave:
Configurações Sociais. Identidade. Deficiência Física NeuromotoraResumo
O trabalho apresenta como temática as configurações sociais para a constituição da identidade do indivíduo com deficiência física neuromotora, a partir de reflexões sobre suas resistências e lutas na sociedade. Tendo como objetivo geral estabelecer um diálogo com autores, sejam estes: o sociólogo Norbert Elias e o sociointeracionista Lev Vigotski, na intenção de se contrapor ao discurso de segregação, posto como determinante ao desenvolvimento e aprendizagem de seres que apresentam essa condição. A pesquisa é exploratória, por meio da revisão de literatura, de natureza qualitativa. Nas considerações finais, observou-se que é na constante interação com sujeitos que possuem ou não deficiência, que os indivíduos com deficiência física neuromotora se constituem, pois é na dinâmica social que se estabelece a formação do que é propriamente humano, com perspectivas inclusivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.