A RELAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGUEIRA E BAIXA VISÃO) COM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ACADÊMICO

Autores

  • Fernando Buzzi Univille - Universidade da Região de Joinville
  • Fernanda Dalonso

Palavras-chave:

Deficiência visual, Processo, Aprendizagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar a relação existente entre a pessoa com deficiência visual e o processo de ensino aprendizagem no ambiente acadêmico a partir de sua percepção sobre essa relação. Serão apresentados relatos de pessoas com deficiência visual e suas relações com o ambiente acadêmico; norteando-se pela convicção de que o processo de humanização se inicia quando enxergamos o outro como um indivíduo e não pelas suas deficiências. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas com questionário semi-estruturado e, analisando-se os resultados obtidos, foi constatado que as dificuldades no processo de ensino aprendizagem da pessoa com deficiência visual se apresentam não na perspectiva conteudista, mas, sobretudo nas questões relacionais.

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Publicado

2020-01-29

Como Citar

Buzzi, F., & Dalonso, F. (2020). A RELAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGUEIRA E BAIXA VISÃO) COM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ACADÊMICO. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 2(4), 186–195. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/5170