VAMOS BRINCAR? AS POSSIBILIDADES DAS ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Atividades LúdicasResumo
Este trabalho se refere à experiência de seis anos do projeto de extensão, intitulado “Atividades lúdicas no processo de (re) habilitação de crianças com comprometimento neurofisiológico”, desenvolvido em um Centro de Reabilitação (CER), por alunos do curso de Licenciatura em Educação Física (EF). O objetivo deste relato é apresentar as possibilidades das atividades lúdicas como estratégia inclusiva na formação de professores, evidenciando aos discentes que a pessoa com deficiência é capaz de aprender, apesar das peculiaridades do processo de desenvolvimento, a partir de Leontiev e Vigotski. Semestralmente os discentes eram organizados em grupos de três ou quatro para desenvolverem as atividades na instituição uma vez por semana, além de participarem de uma reunião semanal com todo o grupo e com as duas professoras coordenadoras, para discussões teóricas sobre os conteúdos relacionados à intervenção. Ao longo do projeto foi possível observar em muitos discentes uma mudança na forma como compreendiam a pessoa com deficiência, mudando o seu olhar “do que falta” para as possibilidades e potencialidades. Observou-se que projetos de extensão podem promover no graduando conhecimentos teóricos e técnicos que orientarão sua futura atuação profissional, de forma bastante peculiar, que não é vivenciada em situações de estágio curricular ou pesquisa.
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