FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL: O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE ESSA ÁREA DE ATUAÇÃO

Autores

  • Jessé Joaquim da Silva Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/LAUREATE International Universities
  • Stephanie Roque Lavezo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/LAUREATE International Universities
  • Thais Mascarenhas Campanha Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/LAUREATE International Universities
  • Taís Ciboto Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/LAUREATE International Universities

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Educação, Aprendizagem

Resumo

O fonoaudiólogo propicia um conhecimento mais aprofundado dos aspectos relacionados à comunicação da criança, ajudando o professor a compreender o processo de aprendizado e suas alterações, bem como conhecer recursos diagnósticos, tanto para fins de prevenção como para melhor direcionamento da conduta a ser adotada em cada caso (ANDRADE, 1995). A Fonoaudiologia Educacional é uma área de especialização da fonoaudiologia voltada à promoção da Educação, em todos os níveis e/ou modalidades de ensino (CFFa, 2010). O objetivo deste estudo foi caracterizar o conhecimento de profissionais da Educação de uma escola pública de São Paulo sobre os transtornos de linguagem escrita e sobre a atuação do Fonoaudiólogo Educacional e verificar a eficácia de um folheto informativo acerca da atuação deste profissional na Educação. Para tanto, foram selecionados 20 profissionais do Ensino Fundamental I de uma escola pública da cidade de São Paulo/SP, que responderam um questionário individual autoaplicável e, após a aplicação de um folheto informativo, responderam a um segundo questionário. Os resultados revelaram que apesar de 95% afirmarem saber o que é a fonoaudiologia, apenas 20% dos profissionais encaminham os alunos com dificuldades pra um fonoaudiólogo.A conclusão do estudo revela que os profissionais da educação não possuem conhecimentos aprofundados sobre a atuação do fonoaudiólogo educacional, nem sobre os transtornos de linguagem escrita.

Palavras-chave: Fonoaudiologia. Educação. Aprendizagem.

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Biografia do Autor

Jessé Joaquim da Silva, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/LAUREATE International Universities

Possui graduação em fonoaudiologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/LAUREATE International Universities (2017).

Stephanie Roque Lavezo, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/LAUREATE International Universities

Possui graduação graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/LAUREATE International Universities (2017) e graduação em Pedagogia pela Universidade Ítalo Brasileira - UniÍtalo (2012).

 

Thais Mascarenhas Campanha, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/LAUREATE International Universities

Possui graduação em fonoaudiologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/LAUREATE International Universities

Taís Ciboto, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/LAUREATE International Universities

Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Especialização em Psicopedagogia, Título de Especialista em Fonoaudiologia Educacional, Aprimoramento em Impactos da Violência na Saúde e Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é Professora Adjunto da Pós-Graduação em Educação da Universidade Anhanguera de São Paulo; Coordenadora do curso de Extensão em Dislexia e TDAH: o que fazer na clínica e na escola, da Fonoaudiálogo Educação Continuada; e Coordenadora do Projeto LEIAA (LARES Equipe Interdisciplinar de Apoio à Aprendizagem), da Clínica LARES. Tem experiência clínica e docente nas áreas de Fonoaudiologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem oral e escrita e seus transtornos, aquisição e desenvolvimento da aprendizagem e seus transtornos, alfabetização, saúde mental infantil e inclusão escolar.

Referências

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

da Silva, J. J., Lavezo, S. R., Campanha, T. M., & Ciboto, T. (2018). FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL: O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE ESSA ÁREA DE ATUAÇÃO. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 1(1), 55–68. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4176