O SERVIÇO DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE NO BRASIL APÓS A POLÍTICA DE INCLUSÃO

Autores

  • Simone Pereira Monteiro INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE/INSTITUTO DE BIOLOGIA

Resumo

A Estimulação Precoce é um serviço que visa potencializar o desenvolvimento de crianças nos três primeiros anos de vida que nasceram com alguma deficiência. Anterior à Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), este serviço era oferecido principalmente em espaços educacionais, respaldado pelas Diretrizes Educacionais de Estimulação Precoce (1995). Este artigo tem a finalidade de analisar as produções acadêmicas na área da  Estimulação Precoce  em nosso país, dez anos após a Política de Inclusão implantada em 2008, fazendo um comparativo de produções antes e depois da implementação da referida Política.  A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura sobre as produções acadêmicas na área de Estimulação Precoce nos últimos vinte anos. Em 2018, realizou-se uma busca eletrônica nas seguintes bases de dados: SciElo, Google Acadêmico e Portal CAPES, fazendo um levantamento das publicações de 1998 a 2018. Concluiu-se que houve um aumento significativo de produções sobre esta temática nos últimos dez anos em comparação à década anterior, o que significa um ganho para esta área de estudo e para este  público alvo, uma vez que este programa deve ser valorizado e ampliado, na faixa etária que é considerada a mais importante para o seu desenvolvimento.

 

Palavras-chave: estimulação precoce. educacional. política de inclusão.

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Referências

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Monteiro, S. P. (2018). O SERVIÇO DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE NO BRASIL APÓS A POLÍTICA DE INCLUSÃO. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 1(1), 90–100. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4142