DISCALCULIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES

Autores

  • Edneia Felix de Matos Fundepe

Palavras-chave:

Transtorno de aprendizagem. Discalculia. Intervenção psicopedagógica.

Resumo

Na atualidade a escola enfrenta grandes desafios no que diz respeito às dificuldades de aprendizagem. O número de alunos que apresentam algum tipo de dificuldade é cada vez maior, sendo as dificuldades relacionadas à aprendizagem dos conceitos matemáticos um dos fatores preponderantes para o fracasso escolar. Estudantes que não aprendem matemática podem possuir discalculia, uma dificuldade específica em matemática que se refere a uma desordem estrutural na área relacionada às habilidades matemáticas. Nessa perspectiva, esta pesquisa divulga os resultados de um estudo qualitativo e exploratório, que visava investigar a percepção dos professores das escolas de ensino fundamental I de uma cidade do interior do estado de São Paulo, região do Centro-Oeste Paulista. O foco foi descrever as características da disclaculia e suas formas de manifestação entre as crianças, tendo em vista as possíveis estratégias de ensino baseadas no lúdico para trabalhar com alunos Discalcúlicos em sala de aula. O desejo era contribuir para a expansão das discussões sobre a discalculia, porque há poucos estudos científicos sobre o tema.

Referências

ARGOLLO, N. Avaliação da discalculia do desenvolvimento: uma questão sobre o processamento numérico e o cálculo. In: Transtorno de aprendizagem: da avaliação à reabilitação. Sennyey, A. L., Capovilla, F. C., Montiel, J. M. (Orgs.). São Paulo: Artes Médicas, 2008.

BASTOS, J. A. O cérebro e a matemática. São Paulo: Edição do Autor, 2008.
_______. Discalculia: transtorno específico da habilidade em matemática. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BERNARDI, J. Discalculia: O que é? Como intervir? Jundiaí, Paco Editora, 2014.

________. Alunos com Discalculia: o resgate da auto-estima e da auto-imagem através do lúdico. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre, 2006.


CAMPOS, A. M. A. de. Discalculia: superando as dificuldades de aprender Matemática. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.

CECATO, Â. Intervenção psicopedagógica. In: BASTOS, J.A. O cérebro e a matemática. São Paulo: Edição do Autor, 2008.

CHAMBERS, P.; TIMLIN, R. Ensinando Matemática para adolescentes. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

DMS IV – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2002.

DROUET, R. C. R. Distúrbios da aprendizagem. São Paulo: Ática, 1990.


FONSECA, V. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

GARCIA, J. N. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

KOSC, L. Developmental dyscalculia. Journal of Learning Disabilities, v. 7, p. 164-177, 1974.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia cientifica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LARA, I. C. M. Ensino inadequado de matemática. Revista Ciências e Letras, n. 35, p.137-152, 2004.

MANGA, D.; RAMOS, F. Neuropsicologia de la edad escolar. Madrid: Visor, 1991.

ORTIGÃO, M. I. R. Avaliação e Políticas Públicas: possibilidades e desafios para a Educação Matemática. Bolema, ano 21, n. 29, p. 71 a 98, 2008.

PAIN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

SILVA, W. C. Discalculia: Uma Abordagem à Luz da Educação Matemática. Relatório Final (Projeto de Iniciação Científica - Universidade de Guarulhos, UNG) Guarulhos/SP, 2008.

SHALEV, R.S. Developmental Dyscalculia. Journal of Child Neurology. 19(10) 765-771, 2004

VIEIRA, C. F. ZAMPA, R. l. G. A Geometria na Matemática das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Matemática da UFOP, Vol. I 2011.

VIEIRA, E. Transtornos na aprendizagem da matemática: número e discalculia. Revista Ciências e Letras, n. 35, p. 109-119, 2004.

WAJNSZTEJN, R.; CASTRO, V. T. Discalculia ou transtorno específico das habilidades matemáticas. In: VALLE, L. E. R.; ASSUMPÇÃO, F.; WAJNSZTEJN, R.; DINIZ, L. F. M. (Orgs.). Aprendizagem na atualidade: neuropsicologia e desenvolvimento na inclusão. São Paulo: Novo conceito, 2010.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

de Matos, E. F. (2018). DISCALCULIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 1(1), 69–89. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4133