LÍNGUA DE SINAIS E SURDEZ: TESSITURAS CULTURAL E EDUCACIONAL

Autores

  • Paulo Berwanger Ruschel Universidade Federal do Amazonas
  • Lucio Fernandes Ferreira Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O referido ensaio teórico tem como objetivo caracterizar o significado da língua de sinais e sua representação diante de dois aspectos do universo do sujeito surdo: o cultural e o educacional. Configura-se como pesquisa de cunho bibliográfico, onde utilizou-se aportes teóricos oriundos de livros e artigos considerando a contemporaneidade e relevância dos autores. O estudo possibilitou a percepção de que a língua de sinais é adquirida de forma natural e processual pelos indivíduos surdos e está intrinsecamente relacionada com a construção das suas identidades culturais e do empoderamento diante da sociedade. Os saberes epistemologicamente construídos pelos sujeitos surdos estão apoiados no sistema comunicacional viso-espacial, cuja utilização é resultado de lutas sociais e políticas, ainda em ação, agora em busca do ensino bilíngue.  

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Ruschel, P. B., & Ferreira, L. F. (2018). LÍNGUA DE SINAIS E SURDEZ: TESSITURAS CULTURAL E EDUCACIONAL. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 1(1), 162–173. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4127