ARTE-EDUCAÇÃO DECOLONIAL:

PERFORMANCE NA IDENTIDADE DE POVOS DAS ÁGUAS E FLORESTAS

Autores

  • Talita Araújo Queiroz

Palavras-chave:

Decolonialidade, Arte-educação, Performance

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência de performances artísticas desenvolvidas na disciplina de Artes de uma escola municipal, situada às margens do Rio Negro (afluente Tarumãnzinho). Sob a ótica de que a educação e a arte podem contribuir na abertura de reflexões e expandir a criticidade do aluno, é que se faz a justificativa da utilização das práticas pedagógicas decoloniais durante as aulas de artes, e a performance surge como meio de trabalhar os corpos e identidades, que abarcam todas as expressões, pois o corpo não é só o meio para representação de um tema, mas é ele a própria arte. O objetivo deste trabalho é relatar os processos de desempenho dos alunos durante as aulas de artes, discutir as contribuições das artes para a vivência pedagógica local e artística, procurando caminhos e novos horizontes epistemológicos para resistência amazônida em contexto decolonial.

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Biografia do Autor

Talita Araújo Queiroz

Possui Mestrado Profissional em Artes pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Metodologia do Ensino de artes pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Graduação em Licenciatura em Musica pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professora na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Teatro e integra como musicista no grupo: Maracatu Pedra Encantada.(AM)

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

Araújo Queiroz, T. . (2025). ARTE-EDUCAÇÃO DECOLONIAL: : PERFORMANCE NA IDENTIDADE DE POVOS DAS ÁGUAS E FLORESTAS. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 4(2), 36–42. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17659