ARTE-EDUCAÇÃO DECOLONIAL:

PERFORMANCE NA IDENTIDADE DE POVOS DAS ÁGUAS E FLORESTAS

Autores/as

  • Talita Araújo Queiroz

Palabras clave:

Decolonialidade, Arte-educação, Performance

Resumen

O presente artigo é um relato de experiência de performances artísticas desenvolvidas na disciplina de Artes de uma escola municipal, situada às margens do Rio Negro (afluente Tarumãnzinho). Sob a ótica de que a educação e a arte podem contribuir na abertura de reflexões e expandir a criticidade do aluno, é que se faz a justificativa da utilização das práticas pedagógicas decoloniais durante as aulas de artes, e a performance surge como meio de trabalhar os corpos e identidades, que abarcam todas as expressões, pois o corpo não é só o meio para representação de um tema, mas é ele a própria arte. O objetivo deste trabalho é relatar os processos de desempenho dos alunos durante as aulas de artes, discutir as contribuições das artes para a vivência pedagógica local e artística, procurando caminhos e novos horizontes epistemológicos para resistência amazônida em contexto decolonial.

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Biografía del autor/a

Talita Araújo Queiroz

Possui Mestrado Profissional em Artes pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Metodologia do Ensino de artes pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Graduação em Licenciatura em Musica pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professora na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Teatro e integra como musicista no grupo: Maracatu Pedra Encantada.(AM)

Publicado

2025-01-29

Cómo citar

Araújo Queiroz, T. . (2025). ARTE-EDUCAÇÃO DECOLONIAL: : PERFORMANCE NA IDENTIDADE DE POVOS DAS ÁGUAS E FLORESTAS. AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design, 4(2), 36–42. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17659