A PERFORMANCE NO ESPAÇO ESCOLAR:
REFLEXÕES DA AÇÃO PERFORMÁTICA “O QUE EU CARREGO COMIGO?” REALIZADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Palavras-chave:
Performance, Arte-educação, Estudos da Performance, EducaçãoResumo
Este artigo é um fragmento de minha pesquisa de Mestrado, nele trago reflexões sobre o espaço que a Performance vem ganhando em sala de aula e para isso, utilizo das experiências que vivenciei junto às estudantes-artistas em uma escola da rede pública de ensino, localizada na Zona Leste de Manaus. Os estudos sobre a pedagogia da performance e sua presença em sala de aula têm crescido nos últimos tempos e, cada vez mais, professores-artistas percebem a rica gama de possibilidades que a Performance nos possibilita em sala de aula, possibilidades estas de criação e fruição artística onde nossas estudantes são convidadas a agirem de forma mais crítica e a criarem experimentos artísticos que retratem sobre seus questionamentos, que de alguma forma reproduzam suas próprias vozes que por vezes são silenciadas no espaço escolar.