A PERFORMANCE NO ESPAÇO ESCOLAR:

REFLEXÕES DA AÇÃO PERFORMÁTICA “O QUE EU CARREGO COMIGO?” REALIZADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores/as

  • Aline Vasconcelos Barreto Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas - SEDUC /AM

Palabras clave:

Performance, Arte-educação, Estudos da Performance, Educação

Resumen

Este artigo é um fragmento de minha pesquisa de Mestrado, nele trago reflexões sobre o espaço que a Performance vem ganhando em sala de aula e para isso, utilizo das experiências que vivenciei junto às estudantes-artistas em uma escola da rede pública de ensino, localizada na Zona Leste de Manaus. Os estudos sobre a pedagogia da performance e sua presença em sala de aula têm crescido nos últimos tempos e, cada vez mais, professores-artistas percebem a rica gama de possibilidades que a Performance nos possibilita em sala de aula, possibilidades estas de criação e fruição artística onde nossas estudantes são convidadas a agirem de forma mais crítica e a criarem experimentos artísticos que retratem sobre seus questionamentos, que de alguma forma reproduzam suas próprias vozes que por vezes são silenciadas no espaço escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Vasconcelos Barreto , Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas - SEDUC /AM

Mestra em Ensino de Artes pelo PROF-ARTES (UFAM/UEA), possui graduação em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (2016) e pós e pós-graduação em Educação Artística pela Faculdade Futura (2019). Atualmente, é Professora de Artes da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDU-AM) e da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). É atriz e iluminadora. Atua nos seguintes eixos: Teatro do Oprimido, Performance, Performance-educação, estudos sobre gênero e arte-educação. Sua pesquisa tem como base as práticas de um ensino libertador e o uso da Performance e do Teatro do Oprimido em sala de aula como bases para discussão e criação artística sobre violência de gênero.

Publicado

2025-01-12

Cómo citar

Vasconcelos Barreto , A. . (2025). A PERFORMANCE NO ESPAÇO ESCOLAR: : REFLEXÕES DA AÇÃO PERFORMÁTICA “O QUE EU CARREGO COMIGO?” REALIZADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II. AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design, 5(1), 63–69. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17605