Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista da AEC&D está aberta a colaborações do Brasil e do exterior, e aceita textos em português, inglês e espanhol. Os autor(es) que tiver(em) seu texto aprovado deverá(ão) concorda (am) em ceder os direitos autorais para publicação, em formato impresso e eletrônico, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da Revista.

Artigos

Os trabalhos submetidos deverão ser encaminhados sem nenhum tipo de identificação do autor. Em caso de aceite, o autor poderá incorporar seus dados, assim como os referentes à instituição no arquivo final para edição e publicação.

Normas Técnicas

  • Os artigos devem ter uma extensão entre 22.000 e 44.000 caracteres com espaço, incluindo a totalidade do texto: resumo, abstract, palavras-chave, texto e referências.
  • Serão aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol.
  • As contribuições devem ser enviadas unicamente por meio do sistema de gerenciamento de submissões; https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/about/submissions
  • Os textos devem ser apresentados no modelo do artigo, seguindo: Fonte Calibri Light, corpo 11, espaçamento 1,15, justificado na íntegra, sem tabulações e no formato de texto ".docx".
  • Os textos devem apresentar a seguinte estrutura:
  • Título do artigo: em português e inglês ou espanhol e inglês;
  • Resumo: em português e inglês ou espanhol e inglês com extensão entre 120-160 palavras descrevendo os objetivos, a metodologia e os principais resultados e contribuições.
  • Descritores: Uma lista de descritores ou palavras-chave, com suas respectivas versões em inglês e espanhol, entre 3 e 5 palavras-chave;
  • O corpo do texto deve ser ajustado, tanto quanto possível, à estrutura usual do trabalho de pesquisa: introdução, descrição do metodo ou metodologia, resultados alcançados, discussão dos resultados;
  • Referências: devem aparecer no final do documento e apenas aquelas citadas efetivamente no texto. As referências bibliográficas contidas no artigo podem adotar o estilo APA (http://www.apastyle.org/) ou o estilo da ABNT regido pela norma NBR 10520 (http://www.abnt.org.br/).

Para os trabalhos escritos em português ou espanhol:

  • Título em inglês
  • Resumo em inglês (Abstract) entre 120-160 palavras, alinhamento à esquerda, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultado e conclusões. O Abstract deve ser colocado logo abaixo do resumo em português ou espanhol.
  • Três (3) palavras-chave em inglês com alinhamento à esquerda.

Para os trabalhos escritos em inglês:

  • Título em português ou espanhol.
  • Resumo em português ou espanhol entre 120-160 palavras, alinhamento à esquerda, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultado e conclusões. O Resumo deve ser colocado logo abaixo do Abstract.
  • Três (3) palavras-chave em português ou espanhol com alinhamento à esquerda.
  • Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilização de notas de rodapé é recomendável quando o autor quiser detalhar algo que não necessita constar no texto principal. Para estas notas, deve ser usada fonte tamanho 10.
  • As citações com menos de três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da indicação da fonte pelo sistema autor-data. As citações que excederem três linhas devem ser colocadas em destaque, fonte 11, espaço simples, entrada alinhada a 4 cm da margem, à esquerda, seguidas da indicação da fonte pelo sistema autor-data. - No caso de citações de obras em língua estrangeira, essas devem aparecer no texto traduzidas para o português e ser apresentadas “no original” em nota de rodapé.

Outras especificações formais:

  • Tabelas, imagens, figuras e gráficos devem ser integrados ao texto, identificadas por legenda numerada e uma breve descrição do seu conteúdo com indicação da fonte.As imagens devem ser de boa qualidade.

Não serão aceitos artigos que estiverem fora das normas editoriais. O não cumprimento às normas implicarão na não aceitação do trabalho para avaliação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.