TEMPO E ESPAÇO DAS AULAS DE MÚSICA NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM MANAUS

um recorte de pesquisa em andamento

Autores/as

  • Mickelsen da Costa Picanço Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/216572.2.3-4

Palabras clave:

Escola de tempo integral., Ensino de música na educação básica., Ensino coletivo de instrumento musical.

Resumen

Este artigo é parte de uma pesquisa em andamento no âmbito do Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) na IES associada Universidade Federal do Amazonas/Universidade do Estado do Amazonas. O objetivo desse texto é caracterizar o tempo e o espaço nos quais é desenvolvido o ensino coletivo de instrumento musical (ECIM) realizado durante as aulas curriculares de Arte numa escola estadual de tempo integral na zona sul de Manaus. Refletindo a partir do diálogo com Dewey (2007), Bondía (2002), Cavaliere (2007), e Gardner (1995), conclui-se que o ensino coletivo de instrumento musical é uma metodologia que se adequada às condições de funcionamento dessa escola de tempo integral. Além disso, o conteúdo desse trabalho contribui para o diálogo e reflexão sobre o ensino de música na educação básica, especialmente o ensino coletivo de instrumento musical na escola de tempo integral no Amazonas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-12-14

Cómo citar

da Costa Picanço, M. (2021). TEMPO E ESPAÇO DAS AULAS DE MÚSICA NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM MANAUS : um recorte de pesquisa em andamento. AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design, 2(3), 47–57. https://doi.org/10.29327/216572.2.3-4