DESAFIOS DO ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
UM RELATO DOCENTE
Palavras-chave:
Ensino de músicaResumo
Este relato de experiência visa apresentar seis desafios educacionais relacionados ao ensino de música na educação básica (a abrangência das atividades musicais, a presença/ausência de laboratório de música, o tempo disponível para as aulas de música, o papel do professor de música na educação básica, a compreensão do potencial do estudante e a delimitação do papel da escola), entremeados com reflexões sobre esses desafios e indica a metodologia da Educação Coletiva de Instrumentos Musicais (ECIM) como uma estratégia eficaz em processos educacionais em música no ensino fundamental, baseando-se nas contribuições de Gardner (1995), Tourinho e Barreto (2003), Tourinho (2006) e Picanço (2023). Como metodologia, faz-se uso relato de experiência, sob a perspectiva de Mussi et al. (2021). Conclui indicando que os professores de música na educação básica podem lidar com os mesmos e/ou outros desafios, que tais desafios ensejam o protagonismo desses professores e que a ação dos docentes de música deve ser ousada e proativa no fomento do desenvolvimento educacional em música dos estudantes.