TEMPO E ESPAÇO DAS AULAS DE MÚSICA NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM MANAUS
um recorte de pesquisa em andamento
DOI:
https://doi.org/10.29327/216572.2.3-4Palavras-chave:
Escola de tempo integral., Ensino de música na educação básica., Ensino coletivo de instrumento musical.Resumo
Este artigo é parte de uma pesquisa em andamento no âmbito do Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) na IES associada Universidade Federal do Amazonas/Universidade do Estado do Amazonas. O objetivo desse texto é caracterizar o tempo e o espaço nos quais é desenvolvido o ensino coletivo de instrumento musical (ECIM) realizado durante as aulas curriculares de Arte numa escola estadual de tempo integral na zona sul de Manaus. Refletindo a partir do diálogo com Dewey (2007), Bondía (2002), Cavaliere (2007), e Gardner (1995), conclui-se que o ensino coletivo de instrumento musical é uma metodologia que se adequada às condições de funcionamento dessa escola de tempo integral. Além disso, o conteúdo desse trabalho contribui para o diálogo e reflexão sobre o ensino de música na educação básica, especialmente o ensino coletivo de instrumento musical na escola de tempo integral no Amazonas.