ROMPENDO OS LIMITES COM A ARTEPOVERA:

COMPOSIÇÃO COLETIVA VISUAL, ALUSIVA AO IMAGINÁRIO INFANTIL

Autores/as

  • Carla Woany Rabelo Pereira Escola Estadual Padre Luís Ruas – SEDUC/AM
  • Rosemara Staub de Barros Universidade Federal do Amazonas

Palabras clave:

Artepovera;Ensino Fundamental I; Composição Visual; Criação em grupo.

Resumen

Esse artigo é proveniente de uma ação que ainda se encontra em “gestação” desenvolvido em 2020/21, na linha de pesquisa de processo e criação em artes,com poucas aplicações realizada na EETI Roxana Pereira Bonessi, em Manaus, para as turmas de 5º ano. A considerar que devido a pandemia do Covid-19 e suas variantes, tornou-se rigoroso na instituiçãoa realização de quaisquer atividades que pudessem ser realizadas de maneira coletiva e experimental pelas crianças. Foi pensado como objetivo principal,a apresentação e relatosdos caminhos que a docente e seus alunados percorreram até o momento para os exercícios decomposição visual, a superação da escassez de material escolar(a problemática do trabalho) e a aproximação dos discente ao universo prático das artes visuais, através da experiência criativa,utilizando os percursos da artepovera. A metodologiautilizadapara embasamento foi a qualitativa alinhada a pesquisa-ação, que abriu espaço para a autorreflexão coletiva perante o elo entre materialidade e a criação imaginária.

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Biografía del autor/a

Carla Woany Rabelo Pereira, Escola Estadual Padre Luís Ruas – SEDUC/AM

Mestra em Ensino de Artes pelo Programa de Mestrado Profissional em Artes - ProfArtes (2023) pela IES - UFAM/UEA. Na sua ultima formação se vinculou com a linha de pesquisa "Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes". Desenvolvendo a dissertação, "Sob outro ponto de vista: o uso da A/r/tografia como abordagem no ensino de arte para as crianças do 5 ano 1".Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas (2015), especializada em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (TAE) pela Uniasselvi (2021). Atualmente é professora/pesquisadora de ARTE da Rede Estadual de Ensino do Amazonas -SEDUC/AM, vinculada a Escola Estadual Padre Luís Ruas.

Rosemara Staub de Barros, Universidade Federal do Amazonas

Docente Titular da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Docente voluntária na licenciatura em Artes Visuais do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnica/ICSEZ-Parintins/AM. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia/PPGSCA/UFAM e do Programa do Mestrado Profissional em Artes/Prof-Artes - IES Associada (UFAM/UEA) . Membro Imortal da Academia Amazonense de Música. Foi coordenadora do Mestrado Profissional em Artes/Prof-Artes - IES Associada (UFAM/UEA) (2020-2022). Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música/ANPPOM (2020/2021). Exerceu o cargo de Diretora da Faculdade de Artes-FAARTES/UFAM (2017-2021). Possui doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2002), Mestrado em Artes (Música) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1996) e graduação em Educação Artística (Música) pela Faculdade de Artes Santa Marcelina (1980/1982). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos de Criação em Arte e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Música na Amazônia. Na pesquisa, têm experiência na área de Artes, com ênfase em Arte-Cultura, Arte-Educação, Artes Visuais e Educação Musical, atuando, principalmente, nos temas de pesquisa: Processos de Criação, Crítica Genética, Arte-Educação, Semiótica da Cultura e Educação Musical. Durante sua carreira profissional foi Coordenadora Acadêmica (pro-tempore) da FAARTES (04 a 05/2017); Coordenou as turmas de Primeira licenciatura em Música do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica/ PARFOR, no interior do Amazonas/AM (2010/2017); Coordenou o curso de Música da UFAM (2012/2013) e o Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia/PPGSCA/UFAM (2010/2012). É membro associada na SBPC, ABEM, ANPPOM, FLADEM, ABET, MANUSCRÍTICA, FAEB e AAMARTE.

Publicado

2025-01-30

Cómo citar

Rabelo Pereira, C. W., & Staub de Barros, R. . (2025). ROMPENDO OS LIMITES COM A ARTEPOVERA:: COMPOSIÇÃO COLETIVA VISUAL, ALUSIVA AO IMAGINÁRIO INFANTIL. AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design, 4(2), 28 –. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17658