TECNOLOGIA NA ESCOLA: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.29327/216572.2.2-3Palavras-chave:
Artes Visuais, Tecnologia, Ensino FundamentalResumo
O que impulsionou a realização deste trabalho foi a ideia de associar a prática de artes visuais com a tecnológica, cuja um item palpável (não digital), abrangeu a ideia do uso como ferramenta a eco-arte, observando que seu procedimento e caminho independente de produção, possa ser visto como tecnologia primitiva. O termo eco-arte ainda é contemporâneo, todavia, ele foi algo vivenciada no princípio, isto é, nas primeiras produções estéticas da humanidade. O objetivo geral desse artigo apresenta reflexões que ofereçam algumas narrativas sobre a utilização de tecnologia, de qualquer espécie, nas práticas experimentais de artes visuais. Destacou-se três objetivos específicos: 1. Informar o que seria tecnologia e como é possível usa-la na escola mesmo sem a manipulação de ferramentas digitais. 2. Reunir material biográfico que demonstre como os docentes de artes podem dialogar com a tecnologia na sala de aula. 3. Relatar atividades de artes visuais realizadas com crianças e adolescentes que utilizam a tecnologia no seu processo de criação.