A PRODUÇÃO E O USO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO REMOTO DE ARTE

Autores/as

  • Muriell Gonçalves da Silva Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas - SEDUC /AM
  • Yara dos Santos Costa Passos PROFARTES – UFAM/UEA

Palabras clave:

produção de vídeos, ensino remoto, ensino de arte

Resumen

Esse artigo consiste no relato de experiência acerca da produção e utilização de vídeos no processo de identificação e (re) conhecimento de elementos do contexto cultural amazônico realizado durante o ensino remoto com alunos do 4° ano do ensino fundamental – seres iniciais. Trata-se de um recorte da pesquisa para o ProfArtes UFAM/UEA desenvolvido a partir da necessidade de alterações metodológicas decorrentes da suspensão de aulas presenciais. O relato aborda o contexto no qual os vídeos foram inseridos, assim como o processo de produção e aplicação nas aulas de Arte. A base teórica está alicerçada na relação entre Arte e tecnologia, disposta pela BNCC e nos conceitos e percepções de autores como Sá e Machado (2003), Braga e Menezes (2014) e Colares (2022) sobre o uso das TIC’s na educação e a produção de objetos de aprendizagem. Os resultados são apresentados a partir da perspectiva qualitativa da observação dos dados coletados no diálogo entre teoria e a prática desenvolvida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-01-12

Cómo citar

Gonçalves da Silva, M. ., & dos Santos Costa Passos, Y. . (2025). A PRODUÇÃO E O USO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO REMOTO DE ARTE. AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design, 5(1), 56–62. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17604