A PRODUÇÃO E O USO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO REMOTO DE ARTE
Palabras clave:
produção de vídeos, ensino remoto, ensino de arteResumen
Esse artigo consiste no relato de experiência acerca da produção e utilização de vídeos no processo de identificação e (re) conhecimento de elementos do contexto cultural amazônico realizado durante o ensino remoto com alunos do 4° ano do ensino fundamental – seres iniciais. Trata-se de um recorte da pesquisa para o ProfArtes UFAM/UEA desenvolvido a partir da necessidade de alterações metodológicas decorrentes da suspensão de aulas presenciais. O relato aborda o contexto no qual os vídeos foram inseridos, assim como o processo de produção e aplicação nas aulas de Arte. A base teórica está alicerçada na relação entre Arte e tecnologia, disposta pela BNCC e nos conceitos e percepções de autores como Sá e Machado (2003), Braga e Menezes (2014) e Colares (2022) sobre o uso das TIC’s na educação e a produção de objetos de aprendizagem. Os resultados são apresentados a partir da perspectiva qualitativa da observação dos dados coletados no diálogo entre teoria e a prática desenvolvida.