O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR DE ARTE NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO UM DIFERENCIAL NO CONTEXTO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS

Autores/as

  • Alysson Sullivan Reina da Conceição Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas
  • Robert Ruan De Oliveira Barbosa Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas

Palabras clave:

professor de arte, tecnologia da informação e comunicação, tecnologias digitais, formação, escola pública

Resumen

Este artigo apresenta reflexões sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação pelo professor de Arte no contexto de escolas públicas na cidade de Manaus-Am. Constata-se que a sociedade, de modo geral, mudou e passa a utilizar cada vez mais diferentes tecnologias, evidenciando a necessidade de competência digital. Esse trabalho apresenta as relações entre TICs e o Ensino de Arte, suscitando hipóteses sobre o diferencial que um profissional possui em relação aos demais quando faz uso dessa diversidade tecnológica na sua prática de sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alysson Sullivan Reina da Conceição, Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas

Professor. Graduado em Licenciatura Plena em Artes Plásticas, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestre em Artes pela mesma IES- Instituição de Ensino Superior, na Linha de Pesquisa: abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes. Atualmente é professor estatutário na Secretaria de Estado de Educação e Desporto - SEDUC/AM. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais. Em sua trajetória profissional na Educação Básica nas redes privada e pública atuou nas etapas de Ensino Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio e Projeto Avançar Fases I e II, sendo que no ano corrente está atuando somente na etapa final da Educação Básica, ou seja, no Ensino Médio.

Robert Ruan De Oliveira Barbosa, Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas

Robert Ruan, 29, é violonista formado pela Universidade Federal do Amazonas 2016, Produtor Cultural pela UEA 2018 e aluno do Mestrado Profissional em Artes da UFAM desde 2023. Atualmente é professor de Guitarra do Liceu de Ofícios Cláudio Santoro e Professor do Ensino Básico (SEDUC-AM). Como produtor se dedica a três projetos principais, sua banda instrumental e autoral, Tucandeira, que possui CDs e DVDs gravados em Manaus, o Encontro Violão das águas que vai para a sua 5 edição e que já contou com a participação de importantes nomes do violão (inter)nacional como Paulo Martelli e por fim, dedica-se a seu trabalho de violão solo onde é possível encontrar suas composições, registradas em áudio e vídeo, nas principais plataformas de streaming.

Publicado

2025-01-11

Cómo citar

Reina da Conceição, A. S. ., & De Oliveira Barbosa, R. R. (2025). O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR DE ARTE NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO UM DIFERENCIAL NO CONTEXTO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS. AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design, 5(1), 46–55. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17601