MEMÓRIAS E PROCESSO CRIATIVO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS:

APONTAMENTOS METODOLÓGICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores/as

  • Diêmille Santos da Silva Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas

Palabras clave:

Memórias, Velhice, Processo Criativo, Pop-up

Resumen

Este artigo trata dos resultados de uma pesquisa onde se utilizou as categorias analíticas referentes a memória, experiência e velhice a partir das memórias dos avós das estudantes que cursaram o ensino fundamental II, para dar base para o desenvolvimento da atividade proposta com elas. Foram selecionadas seis estudantes da série 9º ano dos anos finais para desenvolverem um processo criativo em pop-up em meio a conjuntura pandêmica e ensino remoto. A ação interventiva trabalhou-se com a metodologia da história oral e o fez uso de entrevistas via utilização de roteiro semiestruturado. O objetivo consistiu em desenvolver processos criativos a partir das obras da artista Hadna Abreu, a partir das produções pelos estudantes de peças autorais (pop-up), tomando as obras da artista como base, viabilizando nesse processo o desenvolvimento da criatividade e proximidade entre os membros mais velhos e os mais novos da família.

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Publicado

2025-01-09

Cómo citar

Santos da Silva, D. . (2025). MEMÓRIAS E PROCESSO CRIATIVO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: : APONTAMENTOS METODOLÓGICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA. AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design, 5(1), 24–36. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17596