A FOTOGRAFIA DIGITAL E APPS NAS AULAS DE ARTE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS

Autores/as

  • Andrea Melo do Nascimento Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas
  • Jackson Colares Universidade Federal do Amazonas

Palabras clave:

Ensino de Arte, Ensino Médio, Fotografia, TIC

Resumen

O trabalho descreve uma sequência didática realizada com 06 turmas do 1º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, que  teve como objetivo, apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais da Semana de Arte Moderna no Brasil - 1922, mobilizando conhecimentos sobre as linguagens artísticas, as produções individuais e coletivas que pudessem ser reconstruídas de maneira crítica e criativa, articulando e integrando as práticas das poéticas digitais. A metodologia é a Pesquisa-Ação seguindo a proposta de Ana Mae Barbosa, que ressalta que o ensino de Arte deve contemplar a contextualização, a prática e a fruição. Como resultado, obteve-se o recebimento de mais de 90 fotos digitais e a elaboração de um vídeo publicado nas redes sociais da escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andrea Melo do Nascimento, Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas

Mestra em Ensino das Artes pelo Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES UFAM/UEA), Especialista em Educação a distância: Gestão e Tutoria em EAD pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente do Componente Curricular Arte na Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC/AM), com experiência em processos de ensino, aprendizagem e criação em artes no Ensino Médio.

Jackson Colares, Universidade Federal do Amazonas

Professor Titular da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas. Atua nas disciplinas de Tecnologia Educacional aplicada a Ensino de Artes. Professor permanente do Mestrado Profissional em Artes - Polo UFAM/UEA.

Publicado

2025-01-08

Cómo citar

Melo do Nascimento, . A., & Colares, J. (2025). A FOTOGRAFIA DIGITAL E APPS NAS AULAS DE ARTE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS. AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design, 5(1), 1–16. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17589