ARTE-EDUCAÇÃO DECOLONIAL:
PERFORMANCE NA IDENTIDADE DE POVOS DAS ÁGUAS E FLORESTAS
Palavras-chave:
Decolonialidade, Arte-educação, PerformanceResumo
O presente artigo é um relato de experiência de performances artísticas desenvolvidas na disciplina de Artes de uma escola municipal, situada às margens do Rio Negro (afluente Tarumãnzinho). Sob a ótica de que a educação e a arte podem contribuir na abertura de reflexões e expandir a criticidade do aluno, é que se faz a justificativa da utilização das práticas pedagógicas decoloniais durante as aulas de artes, e a performance surge como meio de trabalhar os corpos e identidades, que abarcam todas as expressões, pois o corpo não é só o meio para representação de um tema, mas é ele a própria arte. O objetivo deste trabalho é relatar os processos de desempenho dos alunos durante as aulas de artes, discutir as contribuições das artes para a vivência pedagógica local e artística, procurando caminhos e novos horizontes epistemológicos para resistência amazônida em contexto decolonial.