MEMÓRIAS E PROCESSO CRIATIVO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS:
APONTAMENTOS METODOLÓGICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
Memórias, Velhice, Processo Criativo, Pop-upResumo
Este artigo trata dos resultados de uma pesquisa onde se utilizou as categorias analíticas referentes a memória, experiência e velhice a partir das memórias dos avós das estudantes que cursaram o ensino fundamental II, para dar base para o desenvolvimento da atividade proposta com elas. Foram selecionadas seis estudantes da série 9º ano dos anos finais para desenvolverem um processo criativo em pop-up em meio a conjuntura pandêmica e ensino remoto. A ação interventiva trabalhou-se com a metodologia da história oral e o fez uso de entrevistas via utilização de roteiro semiestruturado. O objetivo consistiu em desenvolver processos criativos a partir das obras da artista Hadna Abreu, a partir das produções pelos estudantes de peças autorais (pop-up), tomando as obras da artista como base, viabilizando nesse processo o desenvolvimento da criatividade e proximidade entre os membros mais velhos e os mais novos da família.