A FOTOGRAFIA DIGITAL E APPS NAS AULAS DE ARTE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS
Palavras-chave:
Ensino de Arte, Ensino Médio, Fotografia, TICResumo
O trabalho descreve uma sequência didática realizada com 06 turmas do 1º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, que teve como objetivo, apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais da Semana de Arte Moderna no Brasil - 1922, mobilizando conhecimentos sobre as linguagens artísticas, as produções individuais e coletivas que pudessem ser reconstruídas de maneira crítica e criativa, articulando e integrando as práticas das poéticas digitais. A metodologia é a Pesquisa-Ação seguindo a proposta de Ana Mae Barbosa, que ressalta que o ensino de Arte deve contemplar a contextualização, a prática e a fruição. Como resultado, obteve-se o recebimento de mais de 90 fotos digitais e a elaboração de um vídeo publicado nas redes sociais da escola.