Remuneração inicial docente da rede estadual de ensino de São Paulo: algumas comparações (1977-2014)
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v5i1.8617Resumo
O presente trabalho é resultado de parte de pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e busca analisar a remuneração inicial (RI) dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede estadual de São Paulo, tendo como recorte temporal uma série histórica longa, o período de 1977 a 2014, e tomando como parâmetros comparativos o valor do Salário Mínimo Oficial (SMO) e o valor da Cesta Básica de Alimentos em São Paulo (CBA-SP). O método de investigação se caracteriza como de uma pesquisa exploratória, com base em análise bibliográfica e documental. Os resultados permitiram perceber que os parâmetros informam sobre um maior ou menor “poder de compra” no período, sendo que a pior relação do SMO com a CBA-SP ocorreu em outubro de 1994, em que 1 (um) SMO comprou somente 0,79 da CBA-SP e a melhor ocorreu em outubro de 2014 onde 1 (um) SMO conseguia adquirir 2,12 CBA-SP. Com relação aos docentes, efetuou-se a comparação entre a RI e a CBA-SP e a melhor relação ocorreu em 1977, em que 1 (uma) RI conseguia adquirir 8,90 CBA-SP, e a pior em 1991, quando foi possível adquirir somente 3,02 CBA-SP, caracterizando pior poder de compra dos docentes.