A POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO: ANÁLISE CONCEITUAL DO RELATÓRIO DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO DE 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.15859

Palavras-chave:

Educação; Responsabilização; Organismos internacionais; UNESCO.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito de responsabilização tratado no Relatório de Monitoramento Global da Educação, de 2017, produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO). Para tanto, este estudo se trata de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Para a análise do documento partimos do pressuposto de que os conceitos utilizados nos documentos produzidos por organizações internacionais não são aleatórios, mas produtos de informações selecionadas e intencionalmente disseminadas. O conceito de responsabilização na educação, no documento analisado, está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente ao ODS-4, sendo considerado essencial para o cumprimento da Agenda Educação 2030. A análise do conceito de responsabilização perpassou a compreensão da atuação dos organismos internacionais na definição de políticas educacionais, principalmente após a reestruturação produtiva, em 1970, com ênfase na flexibilização. A partir disso, foi possível constatar que o conceito de responsabilização constitui um elemento justificador de reformas educacionais, além de reiterar os fundamentos políticos e organizacionais do modelo gerencial que descentraliza as ações estatais no âmbito das políticas sociais.

Biografia do Autor

Amanda Melchiotti Gonçalves, Hillsborough County Public Schools

Hillsborough County Public Schools. Doutora em Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2536532562628803. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8600-6248. E-mail: amandamelchiottigoncalves@gmail.com.

Dhyovana Guerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Doutora em Educação. Lattes: https://lattes.cnpq.br/4532701165812812. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1026-606X. E-mail: dhyovanaguerra@hotmail.com.

Ireni Marilene Zago Figueiredo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Doutora em Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0727859600733159. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8875-7099. E-mail:  irenifigueiredo@hotmail.com

Roberto Antonio Deitos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Doutor em Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4743456433918126. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9150-6354. E-mail: rdeitos@uol.com.br.

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Publicado

16-10-2024 — Atualizado em 19-10-2024

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Como Citar

GONÇALVES, A. M. .; GUERRA, D.; FIGUEIREDO, I. M. Z. .; DEITOS, R. A. A POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO: ANÁLISE CONCEITUAL DO RELATÓRIO DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO DE 2017. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 1–18, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i3.15859. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/15859. Acesso em: 21 nov. 2024.