A POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO: ANÁLISE CONCEITUAL DO RELATÓRIO DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO DE 2017

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.15859

Palabras clave:

Educação; Responsabilização; Organismos internacionais; UNESCO.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito de responsabilização tratado no Relatório de Monitoramento Global da Educação, de 2017, produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO). Para tanto, este estudo se trata de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Para a análise do documento partimos do pressuposto de que os conceitos utilizados nos documentos produzidos por organizações internacionais não são aleatórios, mas produtos de informações selecionadas e intencionalmente disseminadas. O conceito de responsabilização na educação, no documento analisado, está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente ao ODS-4, sendo considerado essencial para o cumprimento da Agenda Educação 2030. A análise do conceito de responsabilização perpassou a compreensão da atuação dos organismos internacionais na definição de políticas educacionais, principalmente após a reestruturação produtiva, em 1970, com ênfase na flexibilização. A partir disso, foi possível constatar que o conceito de responsabilização constitui um elemento justificador de reformas educacionais, além de reiterar os fundamentos políticos e organizacionais do modelo gerencial que descentraliza as ações estatais no âmbito das políticas sociais.

Biografía del autor/a

Amanda Melchiotti Gonçalves, Hillsborough County Public Schools

Hillsborough County Public Schools. Doutora em Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2536532562628803. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8600-6248. E-mail: amandamelchiottigoncalves@gmail.com.

Dhyovana Guerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Doutora em Educação. Lattes: https://lattes.cnpq.br/4532701165812812. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1026-606X. E-mail: dhyovanaguerra@hotmail.com.

Ireni Marilene Zago Figueiredo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Doutora em Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0727859600733159. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8875-7099. E-mail:  irenifigueiredo@hotmail.com

Roberto Antonio Deitos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Doutor em Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4743456433918126. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9150-6354. E-mail: rdeitos@uol.com.br.

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Publicado

2024-10-16 — Actualizado el 2024-10-19

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Cómo citar

GONÇALVES, A. M. .; GUERRA, D.; FIGUEIREDO, I. M. Z. .; DEITOS, R. A. A POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO: ANÁLISE CONCEITUAL DO RELATÓRIO DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO DE 2017. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 1–18, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i3.15859. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/15859. Acesso em: 21 nov. 2024.