10.29280 | |
2527-0141 | |
B1 |
Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está no formato do Template da Revista e em arquivo editável Word.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Diretrizes para Autores
A revista Amazônida é um periódico de publicação contínua, com um único volume para cada ano, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Tem por objetivo divulgar a produção do conhecimento relacionado à área da Educação e suas áreas afins. Aceita manuscritos tendo como eixo a educação e a diversidade cultural e como força motriz, os desafios amazônicos, articulados ao contexto nacional e internacional, priorizando: processos educativos e identidades amazônicas; formação e práxis do educador; educação, políticas públicas e desenvolvimento regional; história da educação, educação especial, processos de trabalho e novas tecnologias. Está aberta aos pesquisadores da área da Educação escolar e não escolar ou áreas afins que desejam veicular as suas produções nas seguintes seções:
Os textos de autores nacionais serão aceitos em português e/ou inglês. Os textos de autores estrangeiros serão aceitos em português, inglês, francês e espanhol, devidamente revisados. O artigo deve ser submetido exclusivamente no formato do template do periódico, disponível no link: REVISTA AMAZÔNIDA [Template] As opiniões emitidas são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial da Revista Amazônida, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo por outro periódico. Àqueles que forem aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos sem consentimento por escrito, como assinalado anteriormente. No caso de texto que trate de pesquisa envolvendo seres humanos, recomendamos que tenha seguido os termos das Resoluções 196/96 e 251/97 do Conselho Nacional de Saúde, e quando necessário encaminhar aprovação por parte de Comissão ou Comitê de Ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa. Textos submetidos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão obedecer aos limites especificados (não exceder 500 palavras) para garantir originalidade do trabalho. Recomenda-se evitar a reprodução de figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações. O texto que contiver reprodução de uma ou mais figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução especificada na Revista Amazônida. Os descritores ou palavras-chave devem estar de acordo com a terminologia apresentada no Thesaurus Brasileiro da Educação (BRASED). Todos os documentos exigidos devem ser digitalizados e enviados via on line pelo sistema OJS com cadastro obrigatório do autor da proposta, que deve ter seu cadastro completo, incluindo resumo do Currículo Lattes e ORCID. |
|
PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DO MANUSCRITO
|
|
|
APRESENTAÇÃO DE MANUSCRITOS
|
A revista Amazônida adota as normas de publicação da ABNT. Em caso de texto de autoria múltipla, serão aceitos no máximo seis autores. Todos os documentos complementares devem ser anexados pelo sistema eletrônico de editoração, em arquivo do Word. Os arquivos encaminhados eletronicamente não podem ultrapassar 2MB e no arquivo no qual estará contido o texto não pode haver nenhum tipo de identificação, nem mesmo nas propriedades do Word, para garantir a avaliação blind review. ORGANIZAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS A apresentação dos textos deve atender a seguinte ordem: l. Folha de rosto contendo: 1.1. Título pleno em português, entre 10 e 12 palavras. 1.5. Título pleno em espanhol, compatível com o título em português. 1.6. Sugestão de título abreviado em espanhol. 2. Folha(s) contendo: - Resumo, em português. Todos os manuscritos devem conter resumos com 150 a 500 palavras.. Ao resumo devem seguir 3 palavras-chave (A primeira iniciando com letra maiúscula e as demais em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula). - Resumem e Palabras clave, tradução do resumo e das palavras-chave em espanhol. 3. Anexos e/ou Apêndices, apenas quando contiverem informação original importante, ou destaque indispensável para a compreensão de alguma seção do texto. Recomenda-se evitar anexos e apêndices. 4. As figuras, tabelas e os gráficos deverão atingir o total de no máximo 5 (cinco), considerando-se a somatória dessas categorias. 5. Figuras, incluindo legenda, uma por página em papel, colocadas ao término do texto, no mesmo arquivo, em seqüência às referências bibliográficas. Para assegurar qualidade de reprodução as figuras contendo desenhos deverão ser encaminhadas em qualidade para fotografia (resolução mínima de 300 dpi); Como a versão publicada não poderá exceder a largura de 11,5 cm para figuras, o autor deverá cuidar para que as legendas mantenham qualidade de leitura, caso redução seja necessária. 6. Tabelas, incluindo título e notas, devem ser apresentadas uma por página, colocadas ao término do texto, no mesmo arquivo, em seqüência às referências bibliográficas. Na publicação impressa a tabela não poderá exceder 11,5 cm de largura x 17,5 cm de comprimento. O comprimento da tabela não deve exceder 55 linhas, incluindo título e rodapé(s). Para mais detalhamentos, especialmente em casos não contemplados nestas Normas o manual da APA deve ser consultado. 7. Texto deverá apresentar: introdução, subtítulos e, considerações finais/conclusão – sendo obrigatório utilizar estes termos como itens. As notas de rodapé, se imprescindíveis, deverão ser colocadas ao pé das páginas, ordenadas por algarismos arábicos que deverão aparecer imediatamente após o segmento de texto ao qual se refere a nota. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto. 8. Referências não devem ultrapassar o limite de 30 (trinta), incluindo neste total até 10% de citações referentes aos próprios autores. No mínimo, 40% do total devem referir-se aos últimos 5 anos. Salvo justificativa, estes limites serão revistos pelo Conselho Editorial, por exemplo, nos casos de artigos de revisão histórica. Alertamos os autores que a atualização do texto será avaliada pelos consultores. É fundamental consultar a síntese das normas da APA referidas no início das instruções, antes de submeter o texto. Utilize como apoio o Checklist. Os artigos que não estiverem RIGOROSAMENTE dentro das normas da revista serão arquivados no sistema pelos editores responsáveis pela análise preliminar e os autores serão notificados. REVISÃO FINAL Antes de enviar os manuscritos para impressão, o Editor enviará uma prova gráfica para a revisão dos autores. Esta revisão deverá ser feita em três dias úteis e devolvida à Revista. Caso os autores não devolvam indicando correções, o texto será publicado conforme a prova. Independentemente do número de autores, serão oferecidos 2 exemplares por trabalho publicado neste periódico. |
|
Exemplos de citação de artigo de autoria simples
- Citação literal
O sobrenome do autor é explicitado em todas as citações, indicando o ano e a página conforme exemplo a seguir:
Ex.: “Embora faça parte da natureza, dela o homem diferencia-se por criar suas próprias leis e traçar seu destino” (Boarini, 2000, p. 6).
Ex.: Segundo Boarini (2000) “Embora faça parte da natureza, dela o homem diferencia-se por criar suas próprias leis e traçar seu destino” (p. 6).
- Citação conceitual
O sobrenome do autor é explicitado em todas as citações, indicando somente o ano conforme exemplo a seguir:
Ex.: Yamamoto (1996), entende que o período entre os anos 1973-1974, no Brasil, registra um momento importante na alteração de rumo da política.
Obs.: Independentemente do número de autores da obra, sempre que houver uma citação literal, esta deve vir acompanhada do(s) nome(s) do(s) autor (es), ano e página(s).
Exemplos de citação de artigo de autoria múltipla
- Dois autores
Una os sobrenomes em uma citação com múltiplos autores no texto corrente pela palavra "e" ou quando dentro do parênteses use ; (ponto e vírgula).
Ex.: Para Klein e Linhares (2007) as características da gravidade de saúde neonatal estão relacionadas com análise das trajetórias do desenvolvimento das crianças prematuras.
ou
Ex.: As características da gravidade de saúde neonatal estão relacionadas com análise das trajetórias do desenvolvimento das crianças prematuras (Klein; Linhares, 2007).
- Mais de quatro autores
Na primeira citação, o sobrenome de todos autores é citado. Da segunda citação em diante só o sobrenome do primeiro autor é explicitado, seguido de et al., o ano, a página.
Ex.: Os fatores ambientais para Silva et al. (2006) podem dar diferentes formatos ou moldar aspectos do comportamento motor na vida do lactente.
Ex.: Os fatores ambientais para podem dar diferentes formatos ou moldar aspectos do comportamento motor na vida do lactente (Silva et al., 2006).
Na seção Referências, qualquer que seja o número de autores, todos devem ser relacionados.
Pedimos atenção para inclusão dos nomes dos autores, sem abreviação.
Exemplos de citação de trabalho discutido em uma fonte secundária
1. O trabalho usa como fonte um trabalho discutido em outro, sem que o trabalho original tenha sido lido um estudo de Flavell, apud por Shore (1982). No texto, insira rodapé em Flavell para colocar a referência e na seção de Referências informe apenas a fonte secundária, no caso Shore, usando o formato apropriado.
Orientações quanto às Referências
Utilize espaço simples nessa seção, com espaço duplo para separá-las. As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores. Em casos de referência a múltiplos estudos do mesmo autor, utilize ordem cronológica, ou seja, do estudo mais antigo aos mais recentes desse autor. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços.
Exemplos de tipos comuns de referência
1 Relatório técnico
Vieira Filho, N. G. (1997) Prática terapêutica em psicologia clínica: análise do circuito institucional(relatório de bolsa de pesquisa) Brasília: CNPq.
2. Trabalho apresentado em Evento Científico, mas não publicado.
Haidt, J., Dias, M. G. & Koller, S. (1991, fevereiro). Disgust, disrespect and culture: moral judgement of victimless violations in the USA and Brazil. Trabalho apresentado em Reunião Anual (Annual Meeting) da Society for Cross Cultural Research, Isla Verde, Puerto Rico.
3. Trabalho apresentado em Evento Científico com resumo publicado em anais
Oliveira, C. B. E., Araújo, C. M. & Almeida, L. S. (2010). A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior: algumas reflexões [Resumo]. InInternational Conference Learning and teaching in Higher Education, 1 (p. 108). Évora: Universidade de Évora.
Yamamoto, O. H., Silva, F. L., Medeiros, É. P. & Câmara, R. A. (1999). A configuração da Psicologia no Rio Grande do Norte: formação e prática profissional. [Resumo]. Em Sociedade Brasileira de Psicologia (Org.), Resumos de comunicações científicas. XXIX Reunião Anual de Psicologia (p. 187). Campinas: SBP.
4. Teses ou dissertações não publicadas
Domingues, E. (2001). O movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST): contribuições da psicanálise. Dissertação de Mestrado Não-Publicada, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
5. Livros
Mello Neto, G. A. R. (2003). Angústia e sociedade na obra de Sigmund Freud. Campinas: Unicamp.
6. Capítulo de livro.
Di Loreto, O. D. M. (2002). Patologia da vida psi cotidiana: o cotidiano na vida de um clínico psi. In M. L. Boarini (Org.), Desafios na atenção à saúde mental (pp. 93-133). Maringá: EDUEM.
7. Livro traduzido, em língua portuguesa
Badinter, E. (1985). Um amor conquistado: o mito do amor materno. (W. Dutra, Trad.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira. (Original publicado em 1980).
8. Tradução de um artigo ou capítulo de um livro editado, volume de um trabalho em múltiplos volumes, trabalho republicado
Freud, S. (1996). Sobre os fundamentos para destacar da neurastenia uma síndrome específica denominada “neurose de angústia”. In J. Strachey (Ed. e J. Salomão, Trad.), Edição Standart Brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (Vol. 3, pp. 91-117). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1895).
9. Artigo em periódico científico
Rauter, C. (2001). Notas sobre o tratamento das pessoas atingidas pela violência institucionalizada.Psicologia em Estudo, 6(2), 3-10.
Informar número, entre parêntesis e em seguida o volume, apenas quando a paginação reinicia a cada número (e não a cada volume, como a regra geral)
Tourinho, E. Z. (1987). Sobre o surgimento do behaviorismo radical de Skinner. Psicologia, 13 (3), 111.
10. Obras antigas com reedição em data muito posterior
Franco, F. de M. (1946). Tratado de educação física dos meninos. Rio de Janeiro: Agir (Original publicado em 1790).
11. Obra no prelo
Não forneça ano, volume ou número de páginas até que o artigo esteja publicado. Respeitada a ordem de nomes, é a ultima referência do autor.
Boarini, M. L. (Org.), (no prelo). Higiene e raça como projetos : higienismo e eugenismo no Brasil. Maringá : EDUEM.
12. Autoria institucional
Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2010). Dislexia: subsídios para políticas públicas. São Paulo: Autor.
13. Documento Eletrônico
Paim, J. S., & Almeida Filho, N. (1998). Saúde coletiva: uma “nova saúde pública” ou campo aberto a novos paradigmas? Revista de Saúde Pública, 32 (4) Recuperado em 11 fevereiro, de 2000, dehttp://www.scielo.br/pdf/pe/v32n4/a2593.pdf
14. CD-ROM
Tolfo, S. (1999). Trabalho, inovação e participação: um estudo multicase em empresas do setor metal-mecânico do Rio Grande do Sul [CD-ROM]. In Encontro Anual da ANPAD, 23. São Paulo: Portifólio.
15. LEGISLAÇÃO
Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001. (2001, 6 de abril).Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Brasília, DF: Presidência da República: Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Recuperado em 20 junho, 2009, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm.
16. Resolução Nº 196, de 10 de outubro de 1996. (1996, 10 de outubro). Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, DF: Ministério da Sáude, Conselho Nacional de Saúde.
Artigos
Política padrão de seção
Resenha
Resenhas de obras clássicas e contemporâneas que expressem ideias para contribuir com debates do campo da educação. A resenha deve ser apresentada por até três autores.
Entrevista
Resulta de uma análise a partir de uma conversa entre duas ou mais pessoas (o/s) ,entrevistador(es) e o(s) entrevistado(s). Os questionamentos propostos são discutidas de modo a obter informação necessária por parte do entrevistado e aprofundar questões atuis do campo educacional, que ainda estão em andamento ou necessitam de uma rápida repercussão no campo científico.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.