Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A revista Amazônida é um periódico de publicação contínua, com um único volume para cada ano, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.  Tem por objetivo divulgar a produção do conhecimento relacionado à área da Educação e suas áreas afins. Aceita manuscritos tendo como eixo a educação e a diversidade cultural e como força motriz, os desafios amazônicos, articulados ao contexto nacional e internacional, priorizando: processos educativos e identidades amazônicas; formação e práxis do educador; educação, políticas públicas e desenvolvimento regional; história da educação, educação especial, processos de trabalho e novas tecnologias. Está aberta aos professores da Educação e áreas afins que desejam veicular as suas produções nas seguintes seções:

  • Artigo de pesquisa original: pesquisa original não baseada exclusivamente em um resumo, em uma revisão ou em uma síntese de publicações anteriores no assunto da pesquisa. (mínimo 15 e máximo de 20 laudas);
  • Artigo de Revisão de Literatura/Estudo teórico: artigos resultantes de elaboração teórica, revisão crítica de bibliografia e/ou temática específica (mínimo 15 e máximo 20 laudas);
  • Relato de experiência: artigo que apresente descrição de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção pontual, que faça o contraponto teoria/prática e indique com precisão as condições de realização da experiência relatada (mínimo 10 e máximo 15 laudas);
  • Resenha: resumo comentado relativo a publicações recentes, nacionais ou estrangeiras. A avaliação é realizada pelo Conselho Editorial e Equipe Executiva (mínimo 3 e máximo 5 laudas);

Os textos de autores nacionais serão aceitos em português e/ou inglês. Os textos de autores estrangeiros serão aceitos em português, inglês, francês e espanhol, devidamente revisados.

 O artigo deve ser submetido exclusivamente no formato do template do periódico, disponível no link: REVISTA AMAZÔNIDA [Template]

As opiniões emitidas são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial da Revista Amazônida, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo por outro periódico. Àqueles que forem aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos sem consentimento por escrito, como assinalado anteriormente.

No caso de texto que trate de pesquisa envolvendo seres humanos, recomendamos que tenha seguido os termos das Resoluções 196/96 e 251/97 do Conselho Nacional de Saúde, e quando necessário encaminhar aprovação por parte de Comissão ou Comitê de Ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa.

Textos submetidos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão obedecer aos limites especificados (não exceder 500 palavras) para garantir originalidade do trabalho. Recomenda-se evitar a reprodução de figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações.

O texto que contiver reprodução de uma ou mais figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução especificada na Revista Amazônida.

Os descritores ou palavras-chave devem estar de acordo com a terminologia em Psicologia, disponível em três línguas na BVS-Psi, acessível através do link http://newpsi.bvs-psi.org.br/cgi-bin/wxis1660.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&lang=P&base=TERMINOLOGIA

Todos os documentos exigidos devem ser digitalizados e enviados via on line pelo sistema OJS com cadastro obrigatório do autor da proposta, que deve ter seu cadastro completo, incluindo resumo do currículo e ORCID.

 

 PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DO MANUSCRITO

 

  • Para garantir que o processo editorial do texto a ser submetido seja rápido e eficiente, é importante que, antes de ser enviado para a Revista, alguns passos sejam observados pelos autores:
  • Revise cuidadosamente o texto com relação às normas da Revista, à correção da língua portuguesa ou outro idioma e aos itens que devem compor a sua correspondência para submissão. (ver checklist).
  • Solicite a um colega de área ou de departamento a apreciação de seu texto antes de realmente submetê-lo à revista.
  • Siga rigorosamente os passos abaixo, em detalhe, sabendo que garantirão uma boa apresentação de seu trabalho.
  • Os textos recebidos serão inicialmente apreciados pela Equipe Executiva e Conselho Editorial. Se estiverem de acordo com as normas para publicação, o escopo do periódico e forem considerados como potencialmente publicáveis pela Revista Amazônida serão encaminhados aos membros do Conselho Científico ad hoc para emissão de parecer. Esta etapa do processo de Editoração abrange a avaliação por professores que nacionalmente se cadastram na revista para avaliar os manuscritos.
  • O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores. A decisão final sobre a publicação, ou não, do texto é sempre do Conselho Editorial em conjunto com a Equipe Executiva.
  • No processo avaliativo, os pareceristas possuem acesso aos critérios de parecer técnico, contendo diretrizes de avaliação que os auxiliam na elaboração do parecer.
  • Os pareceres dos consultores comportam três possibilidades: a) aceitação integral; b) aceitação com reformulações; c) recusa integral. Em qualquer desses casos, o autor será comunicado.
  • Os autores serão notificados em qualquer um destes casos.
  • Para efetivar a publicação é necessário, ainda, que todas as alterações realizadas pelo(s) autor(es), sejam discriminadas, informadas/destacadas no texto revisado e ainda as solicitações dos revisores sejam respondidas em uma carta resposta, que deve ser enviado de modo on line, pelo sistema OJS. Após o envio do artigo reformulado pelos autores este é encaminhado para a avaliação das reformulações, última etapa do processo de análise do artigo quanto ao mérito científico. Vide fluxograma.
  • A revisão de linguagem poderá ser feita pela Equipe Executiva e Conselho Editorial. Quando estes julgarem necessárias modificações substanciais, que possam alterar a idéia do autor, este será notificado e encarregado de fazê-las, devolvendo o texto reformulado no prazo máximo determinado pelo editor.
  • A Revista Amazônida publicará seus artigos preferencialmente nos idiomas português, inglês e espanhol de forma impressa e digital (http://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida)
  •  O material submetido fica sob os criterios da Licença Pública Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (Creative Commons — Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional — CC BY-NC-SA 4.0)

 

 APRESENTAÇÃO DE MANUSCRITOS

 

A revista Amazônida adota as normas de publicação da ABNT ou da APA (Publication Manual of the American Psychological Association. Um guia rápido em português pode ser consultado em Adaptação do Estilo de Normalizar de Acordo com as Normas da APA, disponível em 
http://www.ip.usp.br/portal/images/stories/manuais/normalizacaodereferenciasapa.pdf .

Para citações, consultar o site: http://www.ip.usp.br/portal/images/stories/manuais/citacoesnotextoapa.pdfOu, o breve resumo das normas da APA 6ª edição. Disponível em: http://www.apastyle.org/

Depois de adequados às normas, os textos originais deverão ser submetidos eletronicamente pelo email rappge@ufam.edu.br, em editor de texto Word for Windows 6.0 ou posterior, em espaçamento de 1,5 entre linhas (em todas as partes do manuscrito), em fonte tipo Arial, tamanho 12, não excedendo o número de páginas apropriado à categoria em que o trabalho se insere. A configuração da página deverá ser A4, com formatação de 2,00 cm para as margens superior e inferior, esquerda e direita. Não utilizar o recurso “revisor automático – controlar alterações” do Word.

Todo e qualquer texto encaminhado de modo on line à Revista deve ser acompanhado de carta assinada por todos os autores (ver modelo abaixo), onde esteja explicitada a intenção de submissão ou nova submissão do trabalho a publicação. Esta carta deve conter, ainda, autorização para reformulação de linguagem, se necessária para atender aos padrões da Revista. Em caso de texto de autoria múltipla, serão aceitos no máximo seis autores. Todos os documentos complementares devem ser anexados pelo sistema eletrônico de editoração, em arquivo do Word.

É importante destacar que o total dos arquivos encaminhados eletronicamente não podem ultrapassar 2MB e no arquivo no qual estará contido o texto não pode haver nenhum tipo de identificação, nem mesmo nas propriedades do Word, para garantir a avaliação blind review.

MODELO DE CARTA DE ENCAMINHAMENTO

Encaminhamos à Revista Amazônida para apreciação e possível publicação, o manuscrito intitulado (título do texto) que se trata de (Relato de pesquisa, Estudo teórico, Relato de experiência, Resenha, Debate).
Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos e não está submetido a outra revista para publicação.
Autorizamos a reformulação de linguagem, caso necessária para atender aos padrões da Revista Amazônida. O material submetido fica sob os criterios da Licença Pública Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (Creative Commons — Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional — CC BY-NC-SA 4.0)

Atenciosamente,
Nomes
assinaturas de todos os autores

 

ORGANIZAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

A apresentação dos textos deve atender a seguinte ordem:

l. Folha de rosto contendo:

1.1. Título pleno em português, entre 10 e 12 palavras.
1.2. Sugestão de título abreviado em português, para cabeçalho, não devendo exceder 4 palavras.
1.3.Título pleno em inglês, compatível com o título em português.
1.4. Sugestão de título abreviado em inglês.

1.5. Título pleno em espanhol, compatível com o título em português.

1.6. Sugestão de título abreviado em espanhol.

2. Folha(s) contendo:

- Resumo, em português.

Todos os manuscritos devem conter resumos com 150 a 500 palavras.. Ao resumo devem seguir 3 palavras-chave (A primeira iniciando com letra maiúscula e as demais em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula). 
Abstract e keywords, tradução do resumo e das palavras-chave em inglês.

Resumem e Palabras clave, tradução do resumo e das palavras-chave em espanhol.

3. Anexos e/ou Apêndices, apenas quando contiverem informação original importante, ou destaque indispensável para a compreensão de alguma seção do texto. Recomenda-se evitar anexos e apêndices.

4. As figuras, tabelas e os gráficos deverão atingir o total de no máximo 5 (cinco), considerando-se a somatória dessas categorias.

5. Figuras, incluindo legenda, uma por página em papel, colocadas ao término do texto, no mesmo arquivo, em seqüência às referências bibliográficas. Para assegurar qualidade de reprodução as figuras contendo desenhos deverão ser encaminhadas em qualidade para fotografia (resolução mínima de 300 dpi); Como a versão publicada não poderá exceder a largura de 11,5 cm para figuras, o autor deverá cuidar para que as legendas mantenham qualidade de leitura, caso redução seja necessária.

6. Tabelas, incluindo título e notas, devem ser apresentadas uma por página, colocadas ao término do texto, no mesmo arquivo, em seqüência às referências bibliográficas. Na publicação impressa a tabela não poderá exceder 11,5 cm de largura x 17,5 cm de comprimento. O comprimento da tabela não deve exceder 55 linhas, incluindo título e rodapé(s). Para mais detalhamentos, especialmente em casos não contemplados nestas Normas o manual da APA deve ser consultado.

7. Texto deverá apresentar: introdução, método, resultados e discussão e, considerações finais/conclusão – sendo obrigatório utilizar estes termos como itens. As notas de rodapé (no máximo 5 em todo o trabalho), se imprescindíveis, deverão ser colocadas ao pé das páginas, ordenadas por algarismos arábicos que deverão aparecer imediatamente após o segmento de texto ao qual se refere a nota. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto. 

8. Referências não devem ultrapassar o limite de 30 (trinta), incluindo neste total até 10% de citações referentes aos próprios autores. No mínimo, 40% do total devem referir-se aos últimos 5 anos. Salvo justificativa, estes limites serão revistos pelo Conselho Editorial, por exemplo, nos casos de artigos de revisão histórica. Alertamos os autores que a atualização do texto será avaliada pelos consultores.

OBS. Apenas a folha de rosto não é contabilizada no total de laudas do artigo.

É fundamental consultar a síntese das normas da APA referidas no início das instruções, antes de submeter o texto. Utilize como apoio o Checklist. Os artigos que não estiverem RIGOROSAMENTE dentro das normas da revista serão arquivados no sistema pelos editores responsáveis pela análise preliminar e os autores serão notificados.

 

REVISÃO FINAL

Antes de enviar os manuscritos para impressão, o Editor enviará uma prova gráfica para a revisão dos autores. Esta revisão deverá ser feita em três dias úteis e devolvida à Revista. Caso os autores não devolvam indicando correções, o texto será publicado conforme a prova. Independentemente do número de autores, serão oferecidos 2 exemplares por trabalho publicado neste periódico.

 

 CHECKLIST

 

  • Antes de enviar seu texto faça uma revisão cuidadosa das normas, do idioma, dos descritores e das exigências da revista;
  • Solicite a um colega de área que faça uma apreciação prévia de seu texto para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais eficiente.

Verifique, então, os seguintes itens:

Primeira submissão

Carcta de encaminhamento assinada por todos os autores, destacando em qual modalidade o texto se encaixa e contendo:

( ) Cadastro e preenchimento dos dados completos de todos os autores, com destaque para o ORCID e o currídulo resumido;

( ) autorização para o início do processo editorial e de revisão de língua, caso necessário;

( ) concessão dos direitos autorais para a revista; e,

( ) compromisso de respeito a todos os aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico.

( ) Carta atestando a aprovação pelo comitê de ética da instituição, quando se tratar de pesquisa com seres humanos.

Arquivo contendo o texto, seguindo as normas de publicação, revisados CUIDADOSAMENTE:

( ) Espaçamento entre linhas de 1,5

( ) Citações adequadas às normas

( ) Adequação das referências à ABNT/APA.

( ) Resumo

( ) Palavras-chave

( ) Abstract

( ) Keywords

( ) Resumem

( ) Palabras claves

( ) Título pleno em português, inglês e espanhol

( ) Título abreviado em português, inglês e espanhol

( ) Notas e Anexos (se inevitáveis)

( ) Figuras e Tabelas no final do texto, após as referências.

 

Texto reformulado (caso seja aceito e os revisores sugiram alterações)

( ) Carta de encaminhamento especificando alterações feitas e justificando aquelas não efetuadas.

( ) Arquivo com o texto em que as reformulações estão destacadas em outra cor ou grifadas.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; ou, como caso especial, é um texto já publicado em periódico estrangeiro e está acompanhado da autorização, com assinatura do editor da revista em que foi originalmente publicado. Segue carta anexada contendo: autorização para o início do processo editorial e de revisão de língua, concessão dos direitos autorais para a revista, assinada por todos os autores, destacando em qual modalidade o texto se encaixa.
  2. Segue carta atestando a aprovação pelo comitê de ética da instituição, nos termos das Resoluções 196/96 e 251/97, do Conselho Nacional de Saúde, pois meu texto refere-se a pesquisa com seres humanos. Ou, a minha pesquisa não demanda tal exigência.
  3. O texto está rigorosamente de acordo com as normas da Revista, como: quantidade de páginas de acordo com a modalidade em que se encaixa; espaço entre linhas 1,5; citações adequadas às normas da ABNT/APA; resumo; as três palavras-chave estão de acordo com a terminologia em Psicologia, disponível em três línguas na BVS-Psi; abstract; keywords; resumem; palabras clave; título pleno em português, inglês e espanhol; título abreviado em português, inglês e espanhol.
  4. As referências bibliográficas estão de acordo com as normas da ABNT/APA, não ultrapassam o limite de 30 (trinta), incluindo neste total até 10% de citações referentes aos próprios autores. Destas, no mínimo 40% do total refere-se aos últimos 5 anos.
  5. Observei rigorosamente as normas da Revista e da ABNT/APA com referência a: notas de rodapé, anexos, figuras, tabelas e gráficos.
  6. Não há nenhuma identificação de autoria no texto. Inclusive foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares como as modalidades 1 a 3, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
  7. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: ) estão ativos e prontos para clicar.
  8. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)

 

 

TIPOS COMUNS DE CITAÇÕES NO TEXTO

As citações de autores deverão seguir as normas da APA. Observe, com muita atenção, as normas de citação. Dê sempre crédito aos autores e às datas de publicação de todos os estudos referidos. Todos os nomes de autores, cujos trabalhos forem citados, devem ser seguidos da data de publicação, na primeira vez que forem citados em cada parágrafo. As citações literais com menos de 40 palavras devem ser digitadas normalmente no texto, entre aspas. A pontuação vai antes do fechamento com aspas. O número da página da qual a citação foi retirada deve ser indicado entre parênteses. Citações com 40 ou mais palavras devem ser apresentadas em bloco próprio, sem itálico e sem aspas, em espaço simples, começando em nova linha, com recuo de 4 cm da margem, na mesma posição de um novo parágrafo.

A citação direta deve ser exata, mesmo se houver erros no texto original. Se isso acontecer e correr o risco de confundir o leitor, acrescente a palavra [sic], sublinhado e entre colchetes, logo após o erro. A omissão de parte do texto de uma fonte original deve ser indicada por três pontos (...). A inserção de material, tais como comentários ou observações, deve ser feita entre colchetes. A ênfase numa ou mais palavras deve ser feita com fonte sublinhada, seguida de [grifo(s) nosso(s)].

Todas as citações secundárias devem informar a referência original. Evite, no entanto, sempre que possível, utilizar citações secundárias, especialmente quando o autor original pode ser recuperado com facilidade. Todavia, caso seja imprescindível, informe: sobrenome do autor, a data, o nome do autor que faz a citação original e a data da publicação do estudo.

Citação de depoimentos ou entrevistas com sujeitos de pesquisa, com menos de 40 palavras são inseridos no corpo do parágrafo, em itálico e com aspas. Com 40 palavras ou mais devem vir em recuo como citações bibliográficas, porém em itálico.

A Equipe Editorial da Revista Amazônida recomenda que os autores revisem seu texto, observando a existência de relação entre as seções e subtítulos utilizados. Parágrafos de frase única devem ser evitados, pois fragmentam o texto. Salienta-se que os objetivos do estudo devem ser claramente explicitados no início do texto, remetendo à revisão da literatura existente na área e aos procedimentos metodológicos. Todos os autores citados no texto devem ser listados na seção de Referências. Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer naquela seção.

Exemplos de citação de artigo de autoria simples

  • Citação literal


O sobrenome do autor é explicitado em todas as citações, indicando o ano e a página conforme exemplo a seguir:
Ex.: “Embora faça parte da natureza, dela o homem diferencia-se por criar suas próprias leis e traçar seu destino” (Boarini, 2000, p. 6).
Ex.: Segundo Boarini (2000) “Embora faça parte da natureza, dela o homem diferencia-se por criar suas próprias leis e traçar seu destino” (p. 6).

  1. Citação conceitual

O sobrenome do autor é explicitado em todas as citações, indicando somente o ano conforme exemplo a seguir:
Ex.: Yamamoto (1996), entende que o período entre os anos 1973-74, no Brasil, registra um momento importante na alteração de rumo da política... [mantenha o nome do autor e omita o ano em citações subseqüentes dentro de um mesmo parágrafo]

Obs.: Independentemente do número de autores da obra, sempre que houver uma citação literal, esta deve vir acompanhada do(s) nome(s) do(s) autor (es), ano e página(s).

Exemplos de citação de artigo de autoria múltipla

  • Dois autores


Una os sobrenomes em uma citação com múltiplos autores no texto corrente pela palavra "e". Em material apresentado entre parênteses, em tabelas e cabeçalho de figuras e na lista de referências, ligue os nomes com o símbolo "&".
Ex.: (autores como parte no texto): Para Klein e Linhares (2007) as características da gravidade de saúde neonatal estão relacionadas com análise das trajetórias do desenvolvimento das crianças prematuras.

Ex.: (autores que não fazem parte do texto). As características da gravidade de saúde neonatal estão relacionadas com análise das trajetórias do desenvolvimento das crianças prematuras (Klein & Linhares, 2007).

  • De três a cinco autores


Na primeira citação, o sobrenome de todos autores é citado. Da segunda citação em diante só o sobrenome do primeiro autor é explicitado, seguido de "et al" e o ano.
Ex.: (autores como parte no texto): Os fatores ambientais para Silva, Santos e Gonçalves (2006) podem dar diferentes formatos ou moldar aspectos do comportamento motor na vida do lactente.

Ex.: (autores que não fazem no texto): Os fatores ambientais para podem dar diferentes formatos ou moldar aspectos do comportamento motor na vida do lactente (Silva, Santos, & Gonçalves, 2006).

A partir da segunda vez que ocorrer a citação: Silva et al. (2006) afirmam que (...).

  1. Seis ou mais autores


No texto, desde a primeira citação, só o sobrenome do primeiro autor é mencionado, seguido de "et al", exceto se este formato gerar ambigüidade.

Na seção Referências, qualquer que seja o número de autores, todos devem ser relacionados.
Exemplos de citação de trabalho discutido em uma fonte secundária

1. O trabalho usa como fonte um trabalho discutido em outro, sem que o trabalho original tenha sido lido (por exemplo, um estudo de Flavell, citado por Shore, 1982). No texto, use a seguinte citação: 
Flavell (citado por Shore, 1982) acrescenta que estes estudantes ...
Na seção de Referências informe apenas a fonte secundária, no caso Shore, usando o formato apropriado.

Exemplos de citação de obra antiga reeditada

1. Autor (data da publicação original / data da edição consultada). Ex.: Franco (1790/1946).


Orientações quanto às Referências


Utilize espaço simples nessa seção, com espaço duplo para separá-las. As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores. Em casos de referência a múltiplos estudos do mesmo autor, utilize ordem cronológica, ou seja, do estudo mais antigo aos mais recentes desse autor. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços.

A segunda linha de cada referência deve ser recuada em 5 espaços (no Word, formate parágrafo com deslocamento de 0,68 cm). Revise as normas da revista, cuidadosamente, antes de preparar sua lista. Observe que os sobrenomes dos autores são colocados apenas com a primeira letra em maiúsculo.

Exemplos de tipos comuns de referência

1 Relatório técnico

Vieira Filho, N. G. (1997) Prática terapêutica em psicologia clínica: análise do circuito institucional(relatório de bolsa de pesquisa) Brasília: CNPq.

2. Trabalho apresentado em Evento Científico, mas não publicado. 
Haidt, J., Dias, M. G. & Koller, S. (1991, fevereiro). Disgust, disrespect and culture: moral judgement of victimless violations in the USA and Brazil. Trabalho apresentado em Reunião Anual (Annual Meeting) da Society for Cross Cultural Research, Isla Verde, Puerto Rico.

3. Trabalho apresentado em Evento Científico com resumo publicado em anais 
Oliveira, C. B. E., Araújo, C. M. & Almeida, L. S. (2010). A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior: algumas reflexões [Resumo]. InInternational Conference Learning and teaching in Higher Education, 1 (p. 108). Évora: Universidade de Évora.

Yamamoto, O. H., Silva, F. L., Medeiros, É. P. & Câmara, R. A. (1999). A configuração da Psicologia no Rio Grande do Norte: formação e prática profissional. [Resumo]. Em Sociedade Brasileira de Psicologia (Org.), Resumos de comunicações científicas. XXIX Reunião Anual de Psicologia (p. 187). Campinas: SBP.

4. Teses ou dissertações não publicadas
Domingues, E. (2001). O movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST): contribuições da psicanálise. Dissertação de Mestrado Não-Publicada, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

5. Livros

Mello Neto, G. A. R. (2003). Angústia e sociedade na obra de Sigmund Freud. Campinas: Unicamp.

6. Capítulo de livro.
Di Loreto, O. D. M. (2002). Patologia da vida psi cotidiana: o cotidiano na vida de um clínico psi. In M. L. Boarini (Org.), Desafios na atenção à saúde mental (pp. 93-133). Maringá: EDUEM.

7. Livro traduzido, em língua portuguesa
Badinter, E. (1985). Um amor conquistado: o mito do amor materno. (W. Dutra, Trad.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira. (Original publicado em 1980).

8. Tradução de um artigo ou capítulo de um livro editado, volume de um trabalho em múltiplos volumes, trabalho republicado 
Freud, S. (1996). Sobre os fundamentos para destacar da neurastenia uma síndrome específica denominada “neurose de angústia”. In J. Strachey (Ed. e J. Salomão, Trad.), Edição Standart Brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (Vol. 3, pp. 91-117). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1895).

9. Artigo em periódico científico
Rauter, C. (2001). Notas sobre o tratamento das pessoas atingidas pela violência institucionalizada.Psicologia em Estudo, 6(2), 3-10.
Informar número, entre parêntesis e em seguida o volume, apenas quando a paginação reinicia a cada número (e não a cada volume, como a regra geral)
Tourinho, E. Z. (1987). Sobre o surgimento do behaviorismo radical de Skinner. Psicologia13 (3), 111.

10. Obras antigas com reedição em data muito posterior
Franco, F. de M. (1946). Tratado de educação física dos meninos. Rio de Janeiro: Agir (Original publicado em 1790).

11. Obra no prelo
Não forneça ano, volume ou número de páginas até que o artigo esteja publicado. Respeitada a ordem de nomes, é a ultima referência do autor.
Boarini, M. L. (Org.), (no prelo). Higiene e raça como projetos : higienismo e eugenismo no Brasil. Maringá : EDUEM.

12. Autoria institucional

Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2010). Dislexia: subsídios para políticas públicas. São Paulo: Autor.

13. Documento Eletrônico
Paim, J. S., & Almeida Filho, N. (1998). Saúde coletiva: uma “nova saúde pública” ou campo aberto a novos paradigmas? Revista de Saúde Pública, 32 (4) Recuperado em 11 fevereiro, de 2000, dehttp://www.scielo.br/pdf/pe/v32n4/a2593.pdf

14. CD-ROM
Tolfo, S. (1999). Trabalho, inovação e participação: um estudo multicase em empresas do setor metal-mecânico do Rio Grande do Sul [CD-ROM]. In Encontro Anual da ANPAD, 23. São Paulo: Portifólio.

15. LEGISLAÇÃO
Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001. (2001, 6 de abril).Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Brasília, DF: Presidência da República: Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Recuperado em 20 junho, 2009, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm.

16. Resolução Nº 196, de 10 de outubro de 1996. (1996, 10 de outubro). Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, DF: Ministério da Sáude, Conselho Nacional de Saúde.

Artigos

Política padrão de seção

Dossiê Temático

Chamada para publicação em Seção Temática:

Em comemoração dos 50 anos de criação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/ UFAM), a Revista Amazônida, eISSN 2527-0141, prefixo DOI 10.29280, editada pelo seu Programa de Pós-graduação em Educação, convida professores e pesquisadores interessados a colaborar com o Dossiê:

“Faculdades e Centros de Educação:

histórias e memórias de instituições superiores de formação de professores”

Por meio do Decreto N.º 66.810, de 30 de junho de 1970, que aprova o Estatuto da Universidade Federal do Amazonas e estabelece como sua constituição básica a criação da Faculdade de Educação em seu artigo 6º, alínea ‘h’, surgiu a mais antiga unidade universitária de Educação desse nível na região norte brasileira. Em conformidade com o artigo 30 da Lei 5.540 de 28 de novembro de 1968, a FACED estabeleceu no mesmo momento o Curso de Pedagogia como licenciatura plena, tendo como o objetivo a formação de educadores para atuar em diversas áreas da Educação Básica.

Passadas cinco décadas, o momento do jubileu de ouro da FACED deveria ser da mais pura celebração pelo trabalho realizado, não fosse o contexto atual do campo educacional no país. É facilmente constatável o aprofundamento da degradação da profissão docente, também da restrição dos recursos financeiros e humanos nos cursos de formação de professores, além do ataque direto a imagem das universidades públicas, fruto de políticas mal planejadas ou com interesses em debilitar o prestígio, a influência e a qualidade das pesquisas de viés público no Brasil. Diante disso, a Revista Amazônida acredita ser imprescindível o incentivo ao debate e a reflexão, assim como a atitude de criticidade e resistência a ser exercida a partir do conhecimento do passado de instituições públicas que formaram e ainda formam nossos profissionais de ensino.

Como objetivo, portanto, o dossiê “Faculdades e Centros de Educação: histórias e memórias de instituições superiores de formação de professores”, visa ofertar ao público docente e discente um documento que desperte a consciência sobre a importância histórica dessas instituições, faça refletir sobre o papel delas na região em que atuam e estimule a defesa de um dos maiores patrimônios públicos nacionais: a Universidade Pública.

Submissão de artigos até 15 de maio de 2020

Data da publicação: 30 de junho de 2020

As Diretrizes para Autores estão no Link: http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/about/submissions

Editor convidado: Prof. Dr. Fábio Souza Lima (FACED/ UFAM)

Resenha

Resenhas de obras clássicas e contemporâneas que expressem ideias para contribuir com debates do campo da educação. A resenha deve ser apresentada por até três autores.

Entrevista

Resulta de uma análise a partir de uma conversa entre duas ou mais pessoas (o/s) ,entrevistador(es) e o(s) entrevistado(s). Os questionamentos propostos são discutidas de modo a obter informação necessária por parte do entrevistado e aprofundar questões atuis do campo educacional, que ainda estão em andamento ou necessitam de uma rápida repercussão no campo científico.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.