![]() |
|
10.29280 | |
![]() |
|
2527-0141 | |
![]() |
|
B1 |
Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.Artigos
Política padrão de seção
Resenha
Resenhas de obras clássicas e contemporâneas que expressem ideias para contribuir com debates do campo da educação. A resenha deve ser apresentada por até três autores.
Entrevista
Resulta de uma análise a partir de uma conversa entre duas ou mais pessoas (o/s) ,entrevistador(es) e o(s) entrevistado(s). Os questionamentos propostos são discutidas de modo a obter informação necessária por parte do entrevistado e aprofundar questões atuis do campo educacional, que ainda estão em andamento ou necessitam de uma rápida repercussão no campo científico.
Dossiê: Educação, Estado Ampliado e Hegemonias
Educação, Estado Ampliado e Hegemonias
O dossiê tem por objetivo reunir as pesquisas realizadas no campo das políticas educacionais que estudam a atuação da burguesia empresarial e propõe socializar e disseminar estudos acerca das formas de dominação burguesa por meio de Aparelhos Privados de Hegemonia Empresarial, debatendo o fenômeno do empresariamento da educação pública no Brasil em suas variadas manifestações e formas.
Prazo de submissão: até 30 de junho de 2025.
Publicação: até 01 de agosto de 2025.
As Diretrizes para Autores estão no Link: http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/about/submissions
Proponentes:
Profa. Dra. Adriana Medeiros Farias (PPEdu/UEL)
Profa. Dra. Olinda Evangelista (UFSC)
Dossiê Educação física na Educação Básica: reflexões sobre formação profissional
O dossiê tem como objetivo fomentar reflexões sobre a Educação Física Escolar, componente curricular da área de Linguagens na Educação Básica. Para isso, propõe reunir textos científicos que abordem diferentes dimensões relacionadas à formação profissional, às concepções metodológicas e às intervenções pedagógicas inovadoras. Trata-se de um espaço voltado à divulgação de pesquisas realizadas por autores e autoras, nacionais e internacionais, que se dedicam à produção de conhecimento qualificado na área.
Dossiê: 15 anos do Parfor: de Norte a Sul do Brasil
O dossiê propõe uma reflexão abrangente sobre o Parfor, desde sua criação até os desafios e as conquistas em seus 15 anos de existência, pensado como um espaço para a divulgação de pesquisas e análises acerca dos primeiros 15 anos de funcionamento do programa (2009 – 2024), com o objetivo de visibilizar o trabalho de pesquisadoras e pesquisadores, nacionais e internacionais, que se debruçam sobre o tema. Sabemos que em muitos locais do país o Parfor tem sido a principal, se não única, maneira de levar formação aos/às professores/as que vivem e trabalham em localidades afastadas dos grandes centros urbanos, onde geralmente não há campus universitários. São as experiências e vivências ocorridas na trajetória formativa dos/as professores/as cursistas, bem como, no trabalho de professores/as formadores/as, em diferentes regiões e estados do Brasil, que esperamos receber para compor o dossiê.
Privacy Statement
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.