Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Artigos
Política padrão de seção
Dossiê Temático
Chamada para publicação em Seção Temática:
Em comemoração dos 50 anos de criação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/ UFAM), a Revista Amazônida, eISSN 2527-0141, prefixo DOI 10.29280, editada pelo seu Programa de Pós-graduação em Educação, convida professores e pesquisadores interessados a colaborar com o Dossiê:
“Faculdades e Centros de Educação:
histórias e memórias de instituições superiores de formação de professores”
Por meio do Decreto N.º 66.810, de 30 de junho de 1970, que aprova o Estatuto da Universidade Federal do Amazonas e estabelece como sua constituição básica a criação da Faculdade de Educação em seu artigo 6º, alínea ‘h’, surgiu a mais antiga unidade universitária de Educação desse nível na região norte brasileira. Em conformidade com o artigo 30 da Lei 5.540 de 28 de novembro de 1968, a FACED estabeleceu no mesmo momento o Curso de Pedagogia como licenciatura plena, tendo como o objetivo a formação de educadores para atuar em diversas áreas da Educação Básica.
Passadas cinco décadas, o momento do jubileu de ouro da FACED deveria ser da mais pura celebração pelo trabalho realizado, não fosse o contexto atual do campo educacional no país. É facilmente constatável o aprofundamento da degradação da profissão docente, também da restrição dos recursos financeiros e humanos nos cursos de formação de professores, além do ataque direto a imagem das universidades públicas, fruto de políticas mal planejadas ou com interesses em debilitar o prestígio, a influência e a qualidade das pesquisas de viés público no Brasil. Diante disso, a Revista Amazônida acredita ser imprescindível o incentivo ao debate e a reflexão, assim como a atitude de criticidade e resistência a ser exercida a partir do conhecimento do passado de instituições públicas que formaram e ainda formam nossos profissionais de ensino.
Como objetivo, portanto, o dossiê “Faculdades e Centros de Educação: histórias e memórias de instituições superiores de formação de professores”, visa ofertar ao público docente e discente um documento que desperte a consciência sobre a importância histórica dessas instituições, faça refletir sobre o papel delas na região em que atuam e estimule a defesa de um dos maiores patrimônios públicos nacionais: a Universidade Pública.
Submissão de artigos até 15 de maio de 2020
Data da publicação: 30 de junho de 2020
As Diretrizes para Autores estão no Link: http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/about/submissions
Editor convidado: Prof. Dr. Fábio Souza Lima (FACED/ UFAM)
Resenha
Resenhas de obras clássicas e contemporâneas que expressem ideias para contribuir com debates do campo da educação. A resenha deve ser apresentada por até três autores.
Entrevista
Resulta de uma análise a partir de uma conversa entre duas ou mais pessoas (o/s) ,entrevistador(es) e o(s) entrevistado(s). Os questionamentos propostos são discutidas de modo a obter informação necessária por parte do entrevistado e aprofundar questões atuis do campo educacional, que ainda estão em andamento ou necessitam de uma rápida repercussão no campo científico.
Privacy Statement
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.