As habilidades linguísticas e a construção do significado nas aulas de inglês no Centro de Estudos de Línguas da Faculdade de Letras da UFAM
DOI :
https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.9959Résumé
A presente pesquisa objetivou compreender a importância das habilidades linguísticas, denominadas compreensão auditiva, expressão oral, leitura e escrita, nas aulas de inglês, tendo como território de pesquisa o Centro de Estudos de Línguas (CEL) da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (FLET-UFAM), a partir do pressuposto de que a ideia de interlocução resulta da construção de um conjunto de práticas de linguagem, em que a língua é o código da interação, é o que faz o uso da comunicação de forma produtiva e receptiva. O projeto norteia-se pelos princípios da abordagem comunicativa, com base nos estudos de Douglas Brown (1994), PennyUr (2006), Jeremy Harmer (2007), Almeida Filho (2008), dentre outros especialistas da linguística aplicada ao ensino e aprendizagem de línguas. Os objetivos específicos foram pautados na análise descritiva da aplicação das habilidades linguísticas no contexto do ensino e aprendizagem de línguas, mapear os parâmetros de integração das quatro habilidades e formular um quadro sobre a aplicação das habilidades linguísticas a partir das atividades desenvolvidas nas aulas de inglês do CEL. A pesquisa é de natureza qualitativa e procedimento metodológico bibliográfico. A coleta de dados foi realizada por meio do instrumento de pesquisa I com professores-estagiários do CEL e os resultados obtidos sugerem que as aulas de inglês do CEL auxiliam a construção da competência comunicativa partindo do pressuposto de que a construção do significado é um produto resultante do processo de integração das quatro habilidades linguísticas.
Palavras-chave: Ensino de línguas; Abordagem comunicativa; Línguas estrangeiras; Habilidades linguísticas; Ensino e aprendizagem.