As habilidades linguísticas e a construção do significado nas aulas de inglês no Centro de Estudos de Línguas da Faculdade de Letras da UFAM

Autores/as

  • Lucas Pinheiro Universidade Federal do Amazonas
  • Edith Santos Corrêa Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.9959

Resumen

A presente pesquisa objetivou compreender a importância das habilidades linguísticas, denominadas compreensão auditiva, expressão oral, leitura e escrita, nas aulas de inglês, tendo como território de pesquisa o Centro de Estudos de Línguas (CEL) da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (FLET-UFAM), a partir do pressuposto de que a ideia de interlocução resulta da construção de um conjunto de práticas de linguagem, em que a língua é o código da interação, é o que faz o uso da comunicação de forma produtiva e receptiva. O projeto norteia-se pelos princípios da abordagem comunicativa, com base nos estudos de Douglas Brown (1994), PennyUr (2006), Jeremy Harmer (2007), Almeida Filho (2008), dentre outros especialistas da linguística aplicada ao ensino e aprendizagem de línguas. Os objetivos específicos foram pautados na análise descritiva da aplicação das habilidades linguísticas no contexto do ensino e aprendizagem de línguas, mapear os parâmetros de integração das quatro habilidades e formular um quadro sobre a aplicação das habilidades linguísticas a partir das atividades desenvolvidas nas aulas de inglês do CEL. A pesquisa é de natureza qualitativa e procedimento metodológico bibliográfico. A coleta de dados foi realizada por meio do instrumento de pesquisa I com professores-estagiários do CEL e os resultados obtidos sugerem que as aulas de inglês do CEL auxiliam a construção da competência comunicativa partindo do pressuposto de que a construção do significado é um produto resultante do processo de integração das quatro habilidades linguísticas.

Palavras-chave: Ensino de línguas; Abordagem comunicativa; Línguas estrangeiras; Habilidades linguísticas; Ensino e aprendizagem.

Biografía del autor/a

Lucas Pinheiro, Universidade Federal do Amazonas

Aluno pesquisador atuante no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC com a pesquisa que versa sobre as habilidades linguísticas e a construção do significado nas aulas de inglês. Atua no projeto Super da Samsung com parceria da Universidade Federal do Amazonas como professor de inglês na intenção de promover o ensino e aprendizagem para os alunos participantes do projeto.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atuou como professor estagiário do Projeto de extensão Centro estudo de línguas da Faculdade de letras da Universidade Federal do Amazonas. Atua também como monitor acadêmico do componente curricular Prática curricular III.

Edith Santos Corrêa, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Letras, Língua Inglesa, Mestre em Letras e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia, na linha de pesquisa Processos Sociais, Ambientais e Relações de Poder da Universidade Federal do Amazonas. Atuante na área de Metodologia do Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa. Exerce docência na UFAM, no curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa Graduação Regular e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR). Coordenadora do Centro de Estudo de Línguas, Projeto CEL, no período de 2011 a 2014. Avaliadora do Exame Celpe-Bras,INEP. Participou de estágio na Washington and Lee University, em Lexington,Virgínia, USA (2016). Membro do colegiado de Letras, Língua Inglesa.

Publicado

2022-01-20

Cómo citar

PINHEIRO, L.; SANTOS CORRÊA, E. As habilidades linguísticas e a construção do significado nas aulas de inglês no Centro de Estudos de Línguas da Faculdade de Letras da UFAM. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, 2022. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.9959. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/9959. Acesso em: 21 nov. 2024.