O que pode a medida socioeducativa de internação?

Auteurs

  • Gabriel Miranda UFRN
  • Ilana Lemos de Paiva UFRN

DOI :

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.9846

Résumé

O presente artigo, de caráter teórico e exploratório, pretende, em primeiro lugar, demonstrar como, por uma característica intrínseca às sanções privativas de liberdade, a medida socioeducativa de internação fracassa na realização de seu objetivo declarado de promover uma ruptura com a trajetória infracional. Em seguida, diante do reconhecimento dessa limitação, são desenvolvidos dois pressupostos teórico-metodológicos com vistas a promover a ideia de que a execução da medida socioeducativa pode superar perspectivas autoritárias e assistencialistas, caracterizando-se como uma prática marcada pelo desenvolvimento de processos de autonomia, autorresponsabilização e expansão das possibilidades do adolescente ver, estar e se relacionar com o mundo.

Palavras-chave: Sistema socioeducativo; Adolescência; Epistemicídio; Cultura; Criminologia.

Bibliographies de l'auteur

Gabriel Miranda, UFRN

Pesquisador associado ao Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV-UFRN, Natal, Brasil). É doutorando em Psicologia, mestre em Psicologia e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: g.m.b94_@hotmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9413287356802073. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3766-6303.

Ilana Lemos de Paiva, UFRN

Ilana Lemos de Paiva é professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenadora do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV-UFRN, Natal, Brasil). É doutora em Psicologia Social, mestra em Psicologia e graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: ilanapaiva@hotmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1588515627010993.ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3331-2890.

Références

BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do Direito Penal: introdução à sociologia do Direito Penal. Tradução DE Juarez Cirino dos Santos. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2002. FARIA, Ana Amélia Cypreste; BARROS, Vanessa de Andrade. Tráfico de drogas: uma opção entre escolhas escassas. Psicologia & Sociedade, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 536-544, dez. 2011.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 62. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

LIMA, Renato Sérgio; BUENO, Samira. 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2016. Disponível em: https://www.forumseguranca.org.br/storage/10_anuario_site_18-11-2016-retificado.pdf . Acesso em 03 maio 2021.

BATISTA, Vera Malaguti. Adeus às ilusões ‘re’. In: COIMBRA, Cecília Maria Bouças et. al. (Orgs.). Pivetes: encontros entre a Psicologia e o Judiciário. Curitiba: Juruá, 2008. p. 195-199.

MARX, Karl. Capital Punishment.– Mr. Cobden’s Pamphlet. – Regulations of the Bank of England. New York: New-York Daily Tribune, 1853. Disponívelem: https://www.marxists.org/archive/marx/works/1853/02/18.htm. Acesso em: 01 maio 2021.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da Economia Política. Tradução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I – O processo de acumulação do capital. Tradução de Rubens Enderle. 2. ed. São Paulo, Brasil: Boitempo, 2011.

MOURA, Marcus Vinicius (Org.). Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias – Infopen. Brasília: Ministério da Justiça e Segurança Pública, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/depen/pt-br/sisdepen/mais-informacoes/relatorios-infopen/relatorios-sinteticos/infopen-jun-2017.pdf. Acesso em: 01 maio 2021.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, Luiz Heron et. al. (Orgs.). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Editora Sulina, 1996. P. 15-33.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009. p. 23-72.

Publiée

2022-01-20

Comment citer

MIRANDA, G.; LEMOS DE PAIVA, I. O que pode a medida socioeducativa de internação?. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, 2022. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.9846. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/9846. Acesso em: 21 nov. 2024.